Os brasileiros emplacaram 87,4% mais veículos importados em 2011, na comparação com 2010. Os dados são referentes às empresas filiadas à Abeiva - Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores. Segundo José Luiz Gandini, presidente da entidade, o avanço se justifica pela chegada de novas empresas no Brasil que passaram a oferecer aos consumidores produtos mais completos, com mais tecnologia e design. "As montadoras nacionais deixaram de investir em inovação e oferecem aos consumidores produtos ultrapassados", justifica, segundo o InfoMoney.
Perspectivas
Ainda segundo a Abeiva, o setor de importação deve sofrer queda em 2012.
"Estimamos uma queda de 20%, sem considerar Mercosul e México", diz Gandini.
Para ele, o ano será difícil para as associadas da Abeiva por causa do imposto de importação máximo, de 35%, a alíquota do IPI diferenciada em 30 pontos percentuais e a variação cambial. "Mesmo assim, nossos associados não estão considerando demitir funcionários", completou.
Curiosidades
Os veículos da Kia foram os mais comprados pelos brasileiros - considerando apenas as importadoras associadas à Abeiva.
No total, 4.990 unidades da montadora foram emplacadas em dezembro de 2011, seguida por 2.402 da Jac Motors. Aston Martin e Lamborghini tiveram apenas duas unidades emplacadas no último mês do ano passado.
Fonte: site InfoMoney, 11 de janeiro de 2012