O Metrô vai interditar a linha 2-verde (Vila Madalena-Vila Prudente) aos domingos e feriados para implantar um sistema de sinalização que prevê reduzir o intervalo entre os trens e ampliar em 20% a capacidade de transporte. Os bloqueios deverão começar no domingo, dia 22. O trabalho, necessário para testar o mecanismo de controle dos trens, se estenderá até junho. No aniversário de São Paulo, dia 25, a linha 2 funcionará normalmente, informa a Folha.
Primeiro, a interdição será parcial, das 4h40 ao meio-dia, em trechos menores, como de uma estação a outra.
Em junho, será preciso interditar toda a linha, o que afetará os cerca de 171 mil passageiros que passam por ela aos domingos e feriados - 30% do movimento diário.
Ônibus cedidos pela prefeitura transportarão os usuários sem custos entre as estações afetadas, diz o Metrô.
Segundo a companhia, os usuários serão avisados uma semana antes de a circulação ser interrompida. Quem se cadastrar no site www.metro.sp.gov.br receberá informações via SMS ou e-mail.
A companhia atribui a interdição à necessidade de testar mais o sistema, que já tem sido submetido a testes à noite em trens sem passageiros.
Conhecido como CBTC, o mecanismo controla de maneira mais eficaz a distância, a frenagem e a velocidade dos trens, o que lhes permite circular mais próximos entre si.
Hoje, os trens ficam a cerca de 150 metros de distância. A tecnologia, usada em Nova York, Londres e Paris, permite reduzi-la para 15 metros.
Redução de tempo
Com o novo sistema, o Metrô estima reduzir o tempo de espera nos horários de pico de 132 segundos para 106 a partir do segundo semestre.
Com a mudança, a capacidade da linha 2 deve aumentar em 114 mil passageiros diários - hoje, ela transporta 570 mil por dia.
Fonte: Folha de S. Paulo, 14 de janeiro de 2012