O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou a decisão do governo de mudar radicalmente a forma de cuidar dos parques nacionais, com a privatização dos serviços de hotelaria, transporte, alimentação, venda de souvenirs, manutenção, cobrança de ingressos e estacionamentos em 25 deles. A administração continuará a cargo do Instituto Chico Mendes, conforme noticiou o jornal Estado de S. Paulo.
As licitações para sete parques foram consideradas prioridade. A primeira, para o Parque Nacional de Abrolhos, na costa da Bahia - um santuário natural, próprio para a reprodução de tartarugas marinhas e observação de baleias -, deverá estar pronta em outubro. Os outros parques da lista dos primeiros são o de Fernando de Noronha, na costa de Pernambuco; da Tijuca, onde fica o Cristo Redentor, no Rio de janeiro; Agulhas Negras, no Rio, onde está o Pico de Agulhas Negras e o Lago Azul; Serra dos Órgãos, no Rio; Caparaó, em Minas Gerais e Espírito Santo; e Bocaina, no Rio, São Paulo e Minas.
Minc disse que o governo, ao optar pela concessão dos serviços dos parques, baseou-se nos modelos adotados nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Argentina e Chile, onde muito mais pessoas visitam os parques. Até 2010, o governo pretende concluir o pregão para a concessão dos serviços de outros 18 parques nacionais.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 28 de agosto de 2008

Categoria: Mercado

Estudo prevê "Lei Seca" dos reméos (30/08/2008)

O Ministério das Cidades está estudando uma "lei seca" para usuários de remédios no País, divulga o jornal Estado de S. Paulo. A proposta, já encaminhada ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran (...)