O rodízio para caminhões completou, dia 28, um mês de vigência em meio a dúvidas sobre se os benefícios para o trânsito serão duradouros. Em um comparativo com o mesmo período de 2007, houve melhora de 17% nos índices de lentidão. No entanto, a Secretaria Municipal dos Transportes excluiu das contas os dados dos dias 7 e 8 deste mês, quando a chuva forte praticamente parou a cidade. Na sexta-feira, dia 8, a lentidão chegou a 211 km no pico da noite, às 19 horas. Quando os dados desses dias são contabilizados, a redução da lentidão fica em 11%. Assim como as medidas anteriores, o ganho não foi tão expressivo nos horários de pico da noite.
O jornal Estado de S. Paulo informa que, de acordo com os dados apresentados pela SMT, houve melhora em 13 dos 14 horários monitorados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). No entanto, o ganho foi pouco acentuado nos horários de pico da noite. Entre 17 e 20 horas, a média da lentidão deste ano foi de 96 km, ante 101,5 de 2007, uma redução de 5,7%. Nos horários de pico da manhã e no início da tarde, a redução nos índices de lentidão foi de 11%.
O professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) Jaime Waisman considera positivo impedir o acesso de caminhões para reorganizar a logística do transporte de carga. Mas defende outras mudanças estruturais, como a construção de centrais de distribuição nas entradas das cidades, para receber as cargas dos caminhões.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 28 de agosto de 2008

Estudo prevê "Lei Seca" dos reméos (30/08/2008)

O Ministério das Cidades está estudando uma "lei seca" para usuários de remédios no País, divulga o jornal Estado de S. Paulo. A proposta, já encaminhada ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran (...)

Cai número de multas a caminhões (30/08/2008)