As atuais sete obras em progresso nas linhas do Metrô e da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) deverão expandir o transporte sobre trilhos em mais 78,2 quilômetros em São Paulo. Os investimentos no sistema metroferroviário para o período de 2012 a 2015 são da ordem de R$ 45 bilhões e estão em linha com a demanda, já que o número de passageiros do sistema paulista bateu a marca de 2,1 bilhões em 2013, alta de 3,5% frente a 2012. O fluxo de passageiros representa mais do que 75% de todo o transporte por trens e metrôs no Brasil. Na CPTM, o número de passageiros foi de 795 milhões, com aumento de 4,1% em relação a 2012. No Metrô, foi de 1,3 bilhão, resultando em um acréscimo de 3,1% comparado ao ano anterior. Em 14 de novembro de 2013, o sistema metroferroviário atingiu uma marca histórica, chegando a aproximadamente 8 milhões de passageiros transportados em um único dia. Foram 3 milhões de usuários que utilizaram os trens e 4,9 milhões que se deslocaram pelo metrô. Após essa data, em 6 de dezembro de 2013, a Companhia de Trens Metropolitanos alcançou um novo recorde com 3 milhões de passageiros.
Com a tarifa integrada de R$ 3,00, igual a dos ônibus urbanos do município, o sistema metroferroviário tem apresentado crescimento de passageiros. A rede tem 335 quilômetros de extensão e atende 22 municípios da Grande São Paulo, com integração física e tarifária.
Fonte: DCI (SP), 16 de janeiro de 2014

São Paulo ultrapassa 10 milhões de multas no ano passado (15/01/2014)

A cidade de São Paulo ultrapassou no ano passado a marca de dez milhões de multas de trânsito. Foram anotadas 10.153.567 autuações, média de mais de