Março fica abaixo do esperado pela Anfavea

mercadonovembro-861

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, revelou que a média diária de emplacamentos em março ficou abaixo da expectativa da entidade: “Esperávamos uma média mais alta que a de fevereiro, mas ela se manteve em nível semelhante”, disse o executivo na abertura do VII Fórum da Indústria Automobilística, realizado por Automotive Business, dia 28.

Fevereiro teve 8,67 mil unidades vendidas por dia útil na soma de todos os segmentos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus). “O mês deve fechar com algo entre 165 mil e 175 mil veículos”, disse Moan. Fontes ligadas ao setor revelam que a queda no acumulado do ano estaria em cerca de 30% para automóveis e comerciais leves, em torno de 35% para caminhões e próxima a 50% em ônibus.

“Ainda é cedo para rever as projeções porque tivemos apenas um mês abaixo do esperado, é preciso esperar os números de abril e talvez os de maio”, pondera o presidente da Anfavea. Moan continua acreditando numa retomada do setor no quarto trimestre de 2016, mas reconhece as dificuldades do período presente: “A utilização da capacidade instalada neste começo de ano esteve em 46%. Nas fábricas de caminhões foi de apenas 18%. Isso põe em jogo a sobrevivência das empresas”, alerta.

Moan recorda que as exportações do setor automotivo cresceram 26% neste início de ano, mas reconhece a forte dependência de embarques à Argentina e sabe que o país vizinho não apresentará desempenho elevado

Fonte: revista Automotive Business, 28 de março de 2016

Os pardais chegam à Ponte (RJ)

Na madrugada do último sábado (26), um radar móvel da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Ponte Rio-Niterói flagrou um BMW “voando” a 196 km/h na subida do vão central, sentido (...)