Haddad propõe Zona Azul mais cara em área nobre

ruaoscarfreire-343

Estacionar o carro em ruas com Zona Azul na área central da cidade, região da Avenida Paulista e nos bairros de Pinheiros, Jardins, Itaim-Bibi e Brooklin pode ficar mais caro ainda neste ano. Prevista no Plano Municipal de Mobilidade, com metas para até2030, achamada tarifa regional vai seguir a regra da oferta e da procura, elevando o preço em locais com muita demanda. A expectativa é que o reajuste atinja mais de 15 mil vagas, ou 40% do total.

O novo sistema deve compor a segunda fase do processo de implementação da Zona Azul digital, lançada no início do mês pela gestão Fernando Haddad (PT), depois de 20 anos de promessas de seguidas administrações. Segundo o assessor especial da Secretaria dos Transportes, Josias Leche, após concluir a informatização do estacionamento público rotativo, o Município vai estabelecer diferentes taxas, de acordo com a região. Hoje, o preço é padronizado: R$ 5 por hora.

O mapa oficial mostra que a capital tem atualmente 38.972 vagas. Vias do centro e da zona oeste são as que concentram o maior número de locais para estacionar, com destaque, justamente, para os bairros de Pinheiros, Itaim e Jardins. Segundo a Prefeitura, só a Rua Estados Unidos soma 975 vagas.

Segundo o engenheiro e mestre em transportes Creso Peixoto, a taxa diferenciada de Zona Azul pode ser classificada como uma espécie de pedágio urbano. “Pagar mais por estacionar em zona de maior procura é o mesmo que pagar por circular em horário de pico”, afirma o professor de Transportes da Fundação Educacional Inaciana (FEI). Rodízio

Em paralelo, a Prefeitura quer reduzir o número total de vagas disponíveis nas ruas e, daqui a dois anos, revisar as regras do rodízio de veículos. Entre as possibilidades estudadas pela gestão Fernando Haddad estão a ampliação do perímetro, do número de placas afetadas por dia e do horário vetado para circulação dos veículos com restrição. Isso se Haddad for reeleito ou mesmo se o próximo prefeito aceitar cumprir o plano, que não tem caráter legal.

Fonte: O Estado de S. Paulo – 27 de março de 2016

Os pardais chegam à Ponte (RJ)

Na madrugada do último sábado (26), um radar móvel da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Ponte Rio-Niterói flagrou um BMW “voando” a 196 km/h na subida do vão central, sentido (...)

Março fica abaixo do esperado pela Anfavea