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A restrição aos caminhões no centro de São Paulo provocou redução nos índices de lentidão na maior parte do dia - até superior ao que a Prefeitura esperava. Segundo o jornal Estado de S. Paulo, no horário de pico só se sentiu o efeito pela manhã e à noite quase não houve diferença. Essa comparação de dados divulgada dia 25 pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) não considera exatamente o mesmo período nos dois últimos anos: em 2008, foi analisada a lentidão de 30 de junho (data em que entrou em vigor a restrição) até 22 de julho; já os números de 2007 são de 16 a 31 de julho, pois é o período com características mais próximas do atual: com férias escolares e rodízio de carros.
No horário de maior pico da manhã, a lentidão deste ano foi de 42 km, ante 64 no ano passado, uma queda de 35%. "Isso mostra que o horário da manhã é o de maior movimentação de caminhões. É a hora em que eles fazem mais viagens, pois a distribuição é mais intensa", diz o consultor de trânsito Luiz Célio Bottura. Ele acrescenta que veículos de carga têm pouca influência na lentidão à tarde. A partir das 17 horas, os índices dos dois períodos analisados se igualam na maior parte do tempo, até no pico, às 19 horas, quando ficam no entorno dos 130 km.
"Esses números mostram que, à noite, quem prejudica o trânsito são os carros. As pessoas vão trabalhar em horários diferentes, mas o período de retorno é mais concentrado", diz Bottura.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 26 de julho de 2008

Categoria: Geral


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