Parking News

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) decidiu proibir a circulação de motos na pista expressa da marginal Pinheiros a partir de 2012. A medida - em vigor na marginal Tietê há mais de um ano - é planejada para a segunda quinzena de janeiro, segundo noticiou o jornal Folha de S. Paulo. A Pinheiros recebe 2.500 motos por hora no rush. Entre 2005 e 2010, ela teve alta de 61% nos acidentes de motos com mortos ou feridos.
Mais da metade ocorre na pista expressa, onde se permite velocidade de 90 km/h.
O diretor de Planejamento e Educação da CET, Irineu Gnecco Filho, alega que haverá "redução do potencial de risco" porque, na pista local, elas andam mais devagar (limite de 70 km/h) e conflitam menos com caminhões. Ele diz que a decisão foi tomada devido ao resultado na Tietê - onde os acidentes com motos caíram 24% em 2010.
Especialistas reconhecem que a restrição tende a reduzir a gravidade das ocorrências, mas fazem ressalvas.
"Não é a retirada das motos da pista expressa que dá mais segurança, mas sim a diminuição da velocidade. Bastaria reduzir a velocidade para 70 km/h na expressa. Iria melhorar a segurança para todos", diz Sérgio Ejzenberg, mestre em engenharia de transportes pela USP. Ele teme a concentração das motos na pista local em razão da constante mudança de faixa entre os veículos.
Assim como na Tietê, a restrição será válida só nos trechos onde existe separação das pistas expressa e local.
Fonte: Folha de S. Paulo, 22 de dezembro de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Tirar CNH agora exige cadastro online (20/12/2011)

Desde o dia 19 de dezembro, os motoristas em busca de primeira habilitação, renovação e mudança de categoria na capital têm de fazer um pré-cadastro pela internet. A automatização do sistema de regist (...)

A multiplicação dos flanelinhas (28/12/2011)

Com o movimento provocado pelas festas de fim de ano na capital paulista aumentou o número de guardadores de carros, que exploram o espaço público e se aproveitam para isso da insegurança da população (...)

Pompeia vai ganhar parada da Linha 8 (28/12/2011)

A Estação Tamanduateí, da Linha 10-Turquesa, no Ipiranga, zona sul, é um exemplo do que a CPTM quer para o futuro: integrada com bicicletário, com ônibus intermunicipais, totalmente acessível e com li (...)

Faltam vagas nos aeroportos (30/12/2011)

Quem utilizou os estacionamentos dos aeroportos de São Paulo no fim de ano precisou ter uma boa dose de paciência. Os 80 mil passageiros que circulam por dia no Aeroporto Internacional de São Paulo, e (...)

Construtoras miram estacionamentos (26/12/2011)

A falta de terrenos para construções residenciais e comerciais impulsionou as construtoras a procurarem terrenos para estacionamentos, suas novas obras de 2012. Na última semana, o proprietário do Min (...)

Estapar ganha fundo como sócio (23/12/2011)

Sem anunciar o valor do investimento, o fundo de participações Templeton Strategic Emerging Markets Fund III divulgou a aquisição de parte minoritária na Estapar, líder em estacionamentos da América L (...)

Manobristas (10/01/2012)

O Procon fiscalizou, em outubro, estacionamentos nos arredores dos estádios do Pacaembu, no jogo entre Corinthians e Botafogo, e do Morumbi, no show de Eric Clapton. E multou, segundo o jornal Estado (...)


Seja um associado Sindepark