Parking News

O secretário de Estado de Ambiente, Carlos Minc, anunciou, dia 26 de dezembro, a criação da Nota Verde para os carros novos mais eficientes no controle da emissão de gases. A partir dessa Nota Verde, o carro terá desconto no IPVA. Segundo Minc, o benefício valerá para o ano de 2013. Ao lado da presidente do Instituto Nacional do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, e do presidente do Detran-RJ, Fernando Avelino, Minc anunciou regras mais rígidas para tirar de circulação carros que poluem. A emissão de gás, que era avaliada na vistoria anual apenas para conhecimento e alerta do motorista, de forma educativa, passou a reprovar em 1º de janeiro. O motorista terá 30 dias para regularizar seu carro e voltar à vistoria, ou será impedido de circular, disse Minc.
Dragões da poluição
O presidente do Detran-RJ, Fernando Avelino, explicou que, no estado, existem 400 mil carros particulares com índices de poluição considerados reprovados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Esses carros têm um grau de poluição acima do limite, que é de 200 PPM (partículas por milhão) e foram identificados em vistorias anteriores. Desses, 40 mil são considerados os "dragões da poluição", por terem emitido um grau de gases poluentes acima de três mil PPM. No ano que vem, a vistoria do Detran terá como alvo esses carros.
A presidente do Inea, Marilene Ramos, explicou que, até 2016, a meta é tirar de circulação 100% dos carros poluidores.
"Isto é uma evolução. Autoridades do Espírito Santo e do Distrito Federal já entraram em contato para conhecer nosso sistema".
Para Minc, trata-se de "fazer o dever de casa".
"Afinal, vamos sediar a Rio+20. Tirar os poluidores da rua tem dois objetivos: a saúde do ser humano e o controle do efeito estufa".
No estado do Rio, por ano, 225 mil novos carros se somam à frota. A preocupação com o aumento da poluição do ar levou o Detran e a Secretaria de Estado do Ambiente a elaborarem as novas regras para a inspeção do nível de emissão de gases.
Fonte: portal G1, 26 de dezembro de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Tirar CNH agora exige cadastro online (20/12/2011)

Desde o dia 19 de dezembro, os motoristas em busca de primeira habilitação, renovação e mudança de categoria na capital têm de fazer um pré-cadastro pela internet. A automatização do sistema de regist (...)

A multiplicação dos flanelinhas (28/12/2011)

Com o movimento provocado pelas festas de fim de ano na capital paulista aumentou o número de guardadores de carros, que exploram o espaço público e se aproveitam para isso da insegurança da população (...)

Pompeia vai ganhar parada da Linha 8 (28/12/2011)

A Estação Tamanduateí, da Linha 10-Turquesa, no Ipiranga, zona sul, é um exemplo do que a CPTM quer para o futuro: integrada com bicicletário, com ônibus intermunicipais, totalmente acessível e com li (...)

Faltam vagas nos aeroportos (30/12/2011)

Quem utilizou os estacionamentos dos aeroportos de São Paulo no fim de ano precisou ter uma boa dose de paciência. Os 80 mil passageiros que circulam por dia no Aeroporto Internacional de São Paulo, e (...)

Construtoras miram estacionamentos (26/12/2011)

A falta de terrenos para construções residenciais e comerciais impulsionou as construtoras a procurarem terrenos para estacionamentos, suas novas obras de 2012. Na última semana, o proprietário do Min (...)

Estapar ganha fundo como sócio (23/12/2011)

Sem anunciar o valor do investimento, o fundo de participações Templeton Strategic Emerging Markets Fund III divulgou a aquisição de parte minoritária na Estapar, líder em estacionamentos da América L (...)

Manobristas (10/01/2012)

O Procon fiscalizou, em outubro, estacionamentos nos arredores dos estádios do Pacaembu, no jogo entre Corinthians e Botafogo, e do Morumbi, no show de Eric Clapton. E multou, segundo o jornal Estado (...)


Seja um associado Sindepark