Parking News

Os donos de veículos em São Paulo que quiserem antecipar o licenciamento já podem fazê-lo desde o início de janeiro, seja qual for o final da placa. O licenciamento antecipado deve ser pago junto com a cota única ou a terceira parcela do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor). Já aqueles que não quiserem licenciar seus veículos na data do pagamento do IPVA devem ficar atentos ao calendário de licenciamento deste ano.
Em 2012, o licenciamento custa R$ 62,70. Os cidadãos que optarem pelo licenciamento eletrônico deverão pagar mais R$ 11 pela taxa de envio pelos Correios. Também é preciso manter os dados atualizados, pois o novo documento será entregue no endereço que consta no cadastro do usuário no Detran.
Fique atento às datas
Quem possui um veículo automotor, reboque e semirreboque deverá efetuar o licenciamento a partir de 1º de abril, sendo que o prazo máximo varia de acordo com o final da placa e é sempre o último dia útil do mês:

Final da placa    Prazo final
1                      Abril
2                      até Maio
3                      até Junho
4                      até Julho
5 e 6                 até Agosto
7                      até Setembro
8                      até Outubro
9                      até Novembro
0                      até Dezembro

O que é preciso para realizar o licenciamento?
O proprietário do veículo ou seu representante legal (devidamente constituído) deve apresentar um documento de identidade, o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), os comprovantes das taxas pagas (incluindo o Dpvat) e o documento do ano anterior.
O cidadão pode optar em fazer o licenciamento no órgão onde o veículo está cadastrado, nos postos do Detran, nas unidades de atendimento do Poupatempo ou pelo Sistema de Licenciamento Eletrônico.
Neste último caso, basta de dirigir a um dos bancos credenciados, com o número do Renavam ou com os dados do licenciamento de 2011. O pagamento pode ser feito ainda pelos sites e nos terminais de autoatendimento destes bancos.
Além disso, automóveis registrados na capital paulista devem ter sido aprovados na inspeção ambiental veicular em 2011. Em vez de receber o documento do veículo, o proprietário de veículo da capital que não estiver em dia com a inspeção ambiental e fizer o licenciamento eletrônico receberá uma carta com o alerta para a restrição e orientações sobre como resolver a pendência.
Quem não realizar a inspeção ficará impedido de licenciar o veículo em 2012, transferir a propriedade, mudar o município de registro, alterar características ou categoria, expedir a segunda via do CRV (Certificado de Registro de Veículo) ou do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento), em qualquer situação, e inserir ou baixar gravames, quando necessária a expedição de novo CRV.
Fonte: site InfoMoney, 4 de janeiro de 2012

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Tirar CNH agora exige cadastro online (20/12/2011)

Desde o dia 19 de dezembro, os motoristas em busca de primeira habilitação, renovação e mudança de categoria na capital têm de fazer um pré-cadastro pela internet. A automatização do sistema de regist (...)

A multiplicação dos flanelinhas (28/12/2011)

Com o movimento provocado pelas festas de fim de ano na capital paulista aumentou o número de guardadores de carros, que exploram o espaço público e se aproveitam para isso da insegurança da população (...)

Pompeia vai ganhar parada da Linha 8 (28/12/2011)

A Estação Tamanduateí, da Linha 10-Turquesa, no Ipiranga, zona sul, é um exemplo do que a CPTM quer para o futuro: integrada com bicicletário, com ônibus intermunicipais, totalmente acessível e com li (...)

Faltam vagas nos aeroportos (30/12/2011)

Quem utilizou os estacionamentos dos aeroportos de São Paulo no fim de ano precisou ter uma boa dose de paciência. Os 80 mil passageiros que circulam por dia no Aeroporto Internacional de São Paulo, e (...)

Construtoras miram estacionamentos (26/12/2011)

A falta de terrenos para construções residenciais e comerciais impulsionou as construtoras a procurarem terrenos para estacionamentos, suas novas obras de 2012. Na última semana, o proprietário do Min (...)

Estapar ganha fundo como sócio (23/12/2011)

Sem anunciar o valor do investimento, o fundo de participações Templeton Strategic Emerging Markets Fund III divulgou a aquisição de parte minoritária na Estapar, líder em estacionamentos da América L (...)

Manobristas (10/01/2012)

O Procon fiscalizou, em outubro, estacionamentos nos arredores dos estádios do Pacaembu, no jogo entre Corinthians e Botafogo, e do Morumbi, no show de Eric Clapton. E multou, segundo o jornal Estado (...)


Seja um associado Sindepark