Parking News

O Torino Talladega 1969 faz parte de uma série especial de carro, daqueles que têm o DNA das corridas em sua engenharia. A começar pela aerodinâmica (sim, alguém pensou nisso naquela época), que lhe trouxe muito sucesso nas corridas de Nascar, ficando com o título daquele ano. Na verdade, toda a produção do modelo era uma desculpa para atender às normas de homologação daquela competição, que exigia que os veículos competidores fossem modelos de fábrica, com um número mínimo de produção. Foram fabricados 11 protótipos e 743 para o público. Destes, 286 na cor "White", 258 "Royal Maroon" e 199 na "Presidential Blue", todos equipados com o motor 428 Cobra Jet. O V8 da Ford é capaz de gerar - em números oficiais - 335 hp, mas em uma aferição qualquer se chega fácil aos 410 hp, segundo o site Parachoquescromados.
Embora tenha uma história rica de disputas com os "Aero Cars" da Chrysler - Superbird e Daytona -, o Talladega não chegou ao mesmo nível de valorização. Especula-se que isso não aconteceu, ainda, pela natureza espalhafatosa de seus rivais. Mesmo assim, é um modelo com grande potencial de valorização futura.
O interior do Talladega era extremamente simples e despojado, porque foi produzido apenas para permitir à Ford competir na NASCAR. O carro simplesmente não foi projetado com o consumidor em mente. Agora, porém, o carro está com toda certeza na mente dos consumidores. O Ford Torino Talladega é um daqueles carros de corrida que fazem parte da história da NASCAR e da Ford e por isso é muito procurado pelos interessados em raridades.
A Ford gastou muito dos anos 1960 só vendo as lanternas traseiras dos rivais nas competições. O Talladega foi a resposta da fábrica e com ele venceu a NASCAR em 1969, tornando-se um dos mais famosos muscle cars de todos os tempos.
Fontes: Wikipédia, site parachoquescromados, julho de 2011

Categoria: Mundo do Automóvel


Outras matérias da edição

Rotativo passou a valer na Borges Lagoa (04/07/2011

Com a nova faixa exclusiva de ônibus que começou a funcionar ontem, dia 4, na Rua Borges Lagoa, na Vila Clementino, na zona sul da capital, começou também a valer a cobrança de Zona Azul na região. No (...)

Período único de 35 mil horas (05/07/2011)

O espaço é público, mas nas ruas e calçadas do Rio já se tornou corriqueiro donos de carros se apoderarem de áreas que deveriam ser de uso comum e abandonarem ali seus veículos por meses, até anos. Na (...)


Seja um associado Sindepark