Um novo estudo desenvolvido na Universidade do Alabama (EUA) mostra que 35% dos universitários americanos usam aplicativos de celular enquanto dirigem, mesmo já tendo sofrido um acidente de carro. Os pesquisadores afirmam que as pessoas que têm esse hábito entendem que a prática é perigosa e já se envolveram em batidas enquanto usavam seus celulares. "Dirigir um carro é uma tarefa incrivelmente complexa para humanos completarem com segurança", afirma David Schwebel diretor do UAB Youth Safety Lab. "Existem enormes tarefas cognitivas, perceptuais e motoras que um motorista de automóvel deve completar, frequentemente com rapidez e precisão de segundos".
Segundo a UPI, 93 estudantes participaram do estudo. Todos possuíam smartphones e usavam aplicativos pelo menos quatro ou mais vezes por semana. Um em cada 10 dos voluntários usava os aplicativos quase sempre enquanto dirigia, e mais de um terço fazia o mesmo algumas vezes.
Lauren McCartney, que conduziu os questionários, afirma que "o uso da internet envolve distrações cognitivas e visuais substanciais que excedem conversas ou o envio de mensagens, tornando (dirigir) muito mais perigoso".
A pesquisa será apresentada em agosto na 119ª convenção da American Psychological Association, em Washington.
Fonte: agência UPI (United Press International), 30 de junho de 2011

Rotativo passou a valer na Borges Lagoa (04/07/2011

Com a nova faixa exclusiva de ônibus que começou a funcionar ontem, dia 4, na Rua Borges Lagoa, na Vila Clementino, na zona sul da capital, começou também a valer a cobrança de Zona Azul na região. No (...)

Período único de 35 mil horas (05/07/2011)