A decisão das autoridades de trânsito de São Paulo de punir com rigor o desrespeito à faixa de pedestre acabou revelando que esta não é a infração mais comum na cidade. Motoristas que não indicam com a seta quando pretendem virar são um problema maior, segundo informações do Jornal Nacional. No meio da rua, em cima da faixa, o carro toma a vez do pedestre. Muitas infrações de trânsito acontecem justamente quando o motorista quer tirar algum tipo de vantagem. Tem gente, por exemplo, que cruza o sinal vermelho ou para em cima da faixa porque está com pressa. Mas por que não dar seta? É difícil entender como essa infração é a mais comum entre as que ameaçam os pedestres no Centro de São Paulo.
Desde que a fiscalização aumentou, no dia 8 de agosto, foram aplicadas 6.746 multas. Dessas, 1.960 foram pela falta de sinalização com a seta ou pisca-pisca. Trata-se de uma infração grave. O motorista fica com cinco pontos na carteira e tem que pagar R$ 127,69.
"É fundamental sinalizar qualquer movimento com o seu carro. Isso é uma questão de segurança e é a indicação do movimento que o veículo vai fazer. É fundamental que o motorista se conscientize, até porque 42% dos motoristas não estão sinalizando", diz Irineu Gnecco Filho, diretor de planejamento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Esquecimento? Preguiça? Seja o que for, pra corrigir o erro é preciso, antes, reconhecê-lo. E nas ruas isso, muitas vezes, não acontece.
Fonte: Jornal Nacional (TV Globo), 30 de agosto de 2011

Etanol segue competitivo em GO, MT e SP (02/09/2011)

O etanol segue competitivo em relação à gasolina nos postos de combustíveis dos Estados de São Paulo, Goiás e Mato Grosso, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustí (...)