Começou a funcionar neste domingo (25) um sistema que promete reduzir em 20% a espera dos passageiros na linha 2-verde do metrô de São Paulo. O novo sistema de controle e sinalização, que é testado desde o ano passado, será usado pela primeira vez em toda a extensão da linha - 14,7 km, destaca a Folha. Chamado de CBTC (Comunication-Based Train Control), ele é mais moderno que o atual e promete reduzir o intervalo entre os trens, que hoje é de 160 segundos, em média.
No formato atual, a localização dos trens é enviada à central de operações por cabos de fibra ótica apenas em alguns pontos fixos. Por segurança, as composições precisam ficar a 150 metros umas das outras.
O novo modelo, baseado em comunicação por radiofrequência, permite a localização em tempo real em todos os trechos - o que garante uma distância menor entre as composições.
Na prática, o menor intervalo pode ajudar a reduzir a superlotação. No ano passado, a média de ocupação da linha 2-verde no horário de pico da tarde foi de 5,7 passageiros por metro quadrado.
O sistema também é mais seguro, pois evita que o trem ultrapasse a velocidade permitida. O CBTC também comporta a operação automática, capaz de realizar a movimentação do trem independente da presença de operador.
Os testes na linha 2 começaram em janeiro do ano passado, e a previsão inicial era de que fossem concluídos em seis meses. Mas a companhia fala em trocar o sistema ao menos desde 2009.
Segundo o Metrô, o sistema será implantado de forma gradativa e vai funcionar inicialmente apenas aos domingos. Atualmente, o sistema já funciona em um trecho de 2,9 km entre as estações Vila Prudente e Sacomã.
"De acordo com o desempenho apresentado pelo sistema, a operação nesse modo será estendida para os sábados e posteriormente para dias comerciais", afirma a empresa.
Após os testes, o CBTC será instalado nas linhas 1-azul (de 20 km de extensão) e 3-vermelha (22 km).
Fonte: Folha de S. Paulo, 24 de agosto de 2013

Negócios em garagens (22/08/2013)

A SulAmérica fechou um contrato com o Iguatemi para oferecer aos seus clientes da carteira de seguro de automóveis descontos em tarifas de estacionamento. O acordo prevê o abatimento em seis shopping (...)

BRid fabricará "tags" (21/08/2013)