O Metrô de São Paulo está lançando editais para abrir mais lojas no sistema. Atualmente, existem 66 espaços em funcionamento. Agora, a empresa - controlada pelo governo do Estado - pretende fazer com que mais 155 atualmente desativados passem a funcionar nas quatro linhas sob sua supervisão - a Linha 4-Amarela é operada pela concessionária ViaQuatro.
Ao todo, são 4,8 mil m2 disponíveis em estações para serem reocupados por estabelecimentos comerciais.
A previsão da companhia é de que lojas de setores como saúde, alimentação e telefonia móvel já estejam funcionando até o fim do ano.
Os contratos devem ser assinados entre junho e agosto. Outras atividades, porém, podem ser contempladas mais para frente, em novos contratos.
Jardim suspenso
Entre os pontos onde, futuramente, a empresa estuda colocar uma loja está parte do jardim suspenso da Estação Palmeiras-Barra Funda, na Linha 3-Vermelha, sobre o terminal de ônibus da Avenida Auro Soares de Moura Andrade, na zona oeste da capital.
Recoberto de plantas ao ar livre, o local é uma das poucas áreas verdes no entorno da parada, embora há anos o público seja proibido de acessá-lo.
Ouvidos pela reportagem, passageiros que circulam por ali se mostraram, em sua maioria, desfavoráveis à retirada da vegetação para instalação de uma loja.
Embora as pessoas não possam circular por ali, o local não tem paredes ou grades, o que permite a entrada de luz e ar na estação.
Sem definição
A empresa informou apenas que "realiza estudos para ampliar as áreas comerciais no sistema", mas "ainda não há uma definição" se o jardim da Barra Funda será usado.
Com as lojas e os quiosques que já existem, a receita obtida pelo Metrô no ano passado foi de R$ 18,5 milhões. Dos espaços vazios, a maioria está desocupada desde 2010, quando os últimos contratos venceram.
Os novos contratos têm duração média de cinco anos.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 31 de maio de 2013

Categoria: Cidade

Sobrevoo (30/05/2013)

R$ 66 é quanto você gasta para deixar o carro durante um fim de semana no estacionamento mais barato do aeroporto de Guarulhos. Ida e volta de táxi da av. Paulista a Cumbica sai, em média, R$ 230