A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) assinou dia 29 convênio com uma agência americana para desenvolver um projeto de controle de tráfego nas marginais Tietê e Pinheiros, em São Paulo. O estudo usará o conceito de ITS (Intelligent Transportation System, um sistema de tráfego inteligente). Serão usados equipamentos como câmeras de monitoramento, painéis de mensagens para informar as condições da pista, detectores de altura em pontes e controle de acesso, explica a Folha.
O objetivo da secretaria de Transportes é reduzir a lentidão nas marginais - duas importantes vias que fazem a ligação entre as regiões da cidade.
"O que eu acho ideal é que nós tenhamos um controle efetivo de tudo o que ocorre nas marginais. A finalidade é dar mais fluidez, que elas funcionem sem acidentes, sem mortes e que tenham prioridade ao transporte público", disse Jilmar Tatto, secretário municipal de Transportes.
O projeto de 420 mil dólares será custeado pela agência americana, que é mantida pelo Congresso do país. A instituição vai abrir uma licitação para escolher uma empresa dos Estados Unidos, que terá seis meses para finalizar o estudo.
Para implementar o projeto nas marginais, a CET terá que abrir uma nova licitação e poderá escolher empresas brasileiras.
Bilhete único mensal
Durante o anúncio do convênio, o secretário Jilmar Tatto sinalizou que o valor do bilhete único mensal deve manter a proporção de 46 viagens comuns.
Com o aumento do valor da tarifa de ônibus para R$ 3,20, o bilhete mensal custará R$ 147,20.
Com este valor, o passageiro poderá usar livremente os ônibus municipais por 30 dias, contados a partir do primeiro uso.
Fonte: Folha de S. Paulo, 29 de maio de 2013

Categoria: Cidade

Sobrevoo (30/05/2013)

R$ 66 é quanto você gasta para deixar o carro durante um fim de semana no estacionamento mais barato do aeroporto de Guarulhos. Ida e volta de táxi da av. Paulista a Cumbica sai, em média, R$ 230