Sete horas da manhã em Valinhos, cidade típica do interior do estado de São Paulo, onde o ritmo deveria seguir tranquilo. A explicação para o trânsito na contramão do habitual sossego das cidades pequenas, os próprios motoristas indicam: é muito movimento em pouco espaço, fora a facilidade de comprar carro. A reportagem é do G1.
Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), quase 53,5 mil carros circulam em Valinhos, cidade que possui cerca de 106 mil habitantes. É quase um carro para cada dois moradores.
Mas se em Valinhos o volume de carros surpreende, o que dizer de Holambra? A cidade turística, fundada por imigrantes holandeses, tem menos de 12 mil habitantes. Tudo é bem pertinho, as ruas do centro são planas, o que favorece a caminhada, só que ao meio-dia, no único semáforo da cidade, os moradores enfrentam trânsito.
Solução pode ter. Petrus Weel veio da Holanda e trouxe de lá o hábito de andar de bicicleta. Ele usa o veículo para o trabalho e para o lazer. Aos 68 anos, o empresário percorre em média 200 km por mês.
Daiana Tâmata se mudou para Holambra na adolescência e aprendeu logo o costume holandês. Ela gostou tanto, que fez do lazer um negócio, formou uma frota de bicicletas para os turistas e ao propor um passeio, sugere também a mudança de hábito.
Fonte: portal G1, 31 de maio de 2013

Sobrevoo (30/05/2013)

R$ 66 é quanto você gasta para deixar o carro durante um fim de semana no estacionamento mais barato do aeroporto de Guarulhos. Ida e volta de táxi da av. Paulista a Cumbica sai, em média, R$ 230