Parking News

Um em cada quatro carros em São Paulo circula com catalisadores falsos, ou com a peça adulterada, sem o núcleo cerâmico, segundo conclusão de estudo da Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental) e da Umicore, companhia voltada à tecnologia de materiais. Um veículo sem o catalisador, ou com adulteração, pode agravar a poluição na cidade, como explica o gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da empresa, Carlos Eduardo Moreira: "Um automóvel nessa condição emite 100% de gases tóxicos no ar. Além de afetar a si próprio, o indivíduo colabora para o aumento da concentração de poluentes no planeta e o crescimento de doenças respiratórias entre a população".
De acordo com o site Infomoney, essa peça é responsável por converter os gases gerados pelo motor em gases inofensivos ao meio ambiente. Apesar de ter a mesma durabilidade do carro, a carcaça do produto pode ser danificada por impactos, o que torna essencial a manutenção preventiva do carro.
Além de poluir mais, circular com um falso catalisador ou sem a peça pode significar a desregulagem do sistema de injeção eletrônica, aumento do consumo de combustível e perda de rendimento do motor.
A troca pode ser feita quando o carro apresentar um barulho no escapamento, como se tivesse uma peça solta. "Ao comprar uma nova peça o motorista deve verificar a embalagem, além de exigir o certificado de garantia e nota fiscal", afirma Moreira.
Fonte: InfoMoney, 24 de abril de 2008

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

Radares de SP ainda infringem a lei (05/05/2008)

Com a resolução 214, fixada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 2007, os radares da cidade de São Paulo foram obrigados a ficar em locais visíveis aos olhos dos motoristas. No entanto, qua (...)

Reloginho amigo (07/05/2008)

Há um mês, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) instalou semáforos em nove pontos da região central. Com cronômetro que mostra quanto tempo falta para o sinal mudar de cor, o pedestre pode calcu (...)

Alça da Fernão beneficia 600 mil (05/05/2008)

Desde 1985 permanecia apenas como promessa a construção das alças de acesso ligando a Zona Norte de São Paulo, no limite com a cidade de Guarulhos, à Rodovia Fernão Dias, na região da Vila Sabrina. A (...)

O teste da "cara-de-pau" (07/05/2008)

Em apenas 45 minutos, sete carros utilizaram quatro vagas reservadas para deficientes físicos no estacionamento de um hipermercado na Marginal Pinheiros. Nenhum dos motoristas tinha problema de mobili (...)

Entrega, só de multas (06/05/2008)

Os caminhões de entrega que tentaram circular dia 5 pela cidade do Rio de Janeiro tiveram de enfrentar barreiras de contenção e cerca de 400 fiscais com talão de multa em punho. É que nesse dia entrou (...)


Seja um associado Sindepark