Parking News

A CPI da Desordem Urbana, da Câmara dos Vereadores, ouviu ontem o depoimento da diretora da Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, Maria Ercília Leite Castro.

Ela disse aos vereadores que o local sofre com a falta de fiscalização pela prefeitura e que a área é alvo de taxistas e flanelinhas "que achacam e intimidam os turistas". Ainda conforme Maria Ercília, a ação dos camelôs e vendedores ambulantes também contribuem  para a desordem na região do Pão de Açúcar, além de prejudicar o turismo e a imagem da cidade.

Mais de 600 denúncias relativas a diversas bairros foram feitas à CPI, que pretende identificar quais os ilícitos que mais incomodam os moradores de cidade.

Segundo Maria Ercília, a desordem no entorno do Pão de Açúcar aumentou nos últimos 15 anos, quando o patrulhamento deixou de ser feito pelo Exército e ficou a cargo da prefeitura. "A pista Cláudio Coutinho e a trilha da Urca também sofrem com o crescente desordem e a falta de fiscalização", afirmou.

Ela disse que veículos de passeio fazem serviço de táxi irregularmente - são os chamados "táxis bandalha" -, cobrando preços maiores do que o estabelecido pela tabela e intimidando visitantes.

Há cinco anos, a CET-RIO criou um ponto de táxi para acabar com essa prática, mas não concedeu a nenhuma cooperativa. Com isso, os táxis irregulares acabaram voltando a operar no local.

"Os flanelinhas e camelôs também  estão presentes nas denúnicas de desordem na área. Antigamente o Exército controlava a entrada e o estacionamento de ônibus de turismo e carros de passeio, evitando a ação dos flanelinhas. Mesmo com a presença de funcionários da Rio Rotativo, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Transportes, a cobrança indevida e o estacionamento em fila dupla continuam sendo feitos por guardadores irregulares", disse ela.

Soluções - Uma das sugestões apontadas pela diretora foi a privatização do estacionamento e a colocação de guichês, em parceria com a Riotur ou TurisRio, empresas vinculadas à Secretaria Especial de Turismo, visitantes. Com relação à trilha da Urca e à pista Cláudio Coutinho, o Exército era responsável pela conservação e controle dos locais.

Antes de a administração ser passada para a prefeitura, regras quanto ao número de pessoas e horários de visitas eram impostas pelos militares.

Atualmente, segundo Maria Ercília não há nenhum tipo de fiscalização e a área sofre com o impacto ambiental causado pelo grande número de pessoas que transitam pelas trilhas e pela presença de camelôs na pista. Esses fatores têm prejudicado a conservação na Mata Atlântica existente no local.

A Prefeitura do Rio, por intermédio da Secretaria Especial de Turismo e Riotur, com o intuito de fomentar o serviço de atendimento aos turistas para o Pan 2007, receberá propostas de empresas interessadas em se credencial para criarem espaços - ou reformarem aqueles já existentes de propriedade da Riotur - para funcionar como "Pontos de Informação Turística da Cidade do Rio de Janeiro".

A entrega das propostas deve ser feita na sede da Secretaria de Turismo (Praça Pio Dez nº 119, 10º andar - Assessoria Jurídica) e o prazo, que começou ontem, se estende até o dia 22.

A prefeitura pretende dar oportunidade à iniciativa privada de renovar e ampliar o serviço de atendimento ao turista já existente, reformando e criando novos postos de informação turística, proporcionando um serviço personalizado.

Fica a cargo da Riotur a análise quanto à solicitação de cada proposta e à viabilidade da instalação. Os locais onde poderão ser instalados os pontos de atendimento estão delimitados em dois ambientes: externo (como calçada, rua, praça); ou interno (aeroporto, rodoviária, estação de metrô ou barca, local de eventos esportivos, sociais ou culturais, loja, mall de shopping, centro cultural, hotel, centro de convenções).

Fonte: Jornal do Commercio (Rio de Janeiro), 12 de junho de 2007


Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Inspeção deverá ser paga no licenciamento

Empresa diz que motorista terá 90 dias para agendar e fazer a vistoria; quem não realizá-la poderá receber multa superior a R$ 300

Current banking beh (...)

Sucesso em família

Saiba como obter êxito em negócios familiares

Current banking behaviors are

Roubo no estacionamento

Criminosos pedem para garçom avisar que veículo está atrapalhando a saída de outro carro. Quando o dono chega ao local, eles anunciam o assalto

Current banking behaviors are

Carrinho

Torcedores recebem multas por estacionamento irregular durante final de campeonato

Current banking behaviors are (...)

OAB entra na Justiça contra cobrança da Zona Azul

A cobrança da zona azul está sendo questionada pela Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará (OAB-CE)

Congonhas terá cobrança de Zona Azul na segunda

Serão demarcados ao todo 150 vagas entre a Praça Comandante Lineu Gomes e a alça de acesso à Avenida Bandeirantes. Cobrança poderá ser eletrônica

C (...)

Vá de táxi

Para não comprometer o trânsito durante a semana de moda de São Paulo, foram instalados novos pontos de táxi ao redor do prédio da Bienal


Seja um associado Sindepark