Começa nesta segunda-feira cobrança de Zona Azul para estabelecimento no entorno do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul. Toda área que hoje é usada por carros particulares para embarque e desembarque de passageiros passará a ser cobrada.

Serão 150 vagas demarcadas, entre a Praça Comandante Lineu Gomes até a alça de acesso à Avenida dos Bandeirantes, incluindo a área de desembarque de autoridades.

A tarifa custará R$1,80 por uma hora de estacionamento ou R$ 3,60 por duas horas. A cobrança será feita de segunda a sexta, das 7h às 21h, e aos sábados, das 7h às 13h.

O motorista poderá pagar por meio eletrônico ou usar cartão convencional. O usuário deverá procurar uma van que ficará estacionada no local e informar o tempo de parada (uma ou duas horas) e a placa do carro.

A regulamentação será feita por computador. Não será feita por computador: não será necessário colocar o comprovante de compra do cartão no veículo. o terminal de cobrança será operado pela Rede Ponto Certo. O fiscal da CET vai usar um palmtop para conferir se o motorista pagou ou não.

Ao digitar a placa do carro, ele terá o retorno da consulta "válido" ou "inválido". O motorista também poderá adquirir horas e armazená-las no celular, para usá-las de acordo com sua necessidade. Para isso, deverá informar, além da placa do veículo, o número de seu celular. O sistema emite um cupom comprovando a operação.

Com a adoção no entorno de Congonhas, sobem para 1.130 as vagas com cobrança eletrônica.
Na maior parte da cidade, o motorista ainda tem que seguir o método tradicional: comprar cartão Zona Azul e deixar visível no vidro do carro. A Zona Azul eletrônica já está em operação na Praça Charles Miller e na Praça da República.

Meta de vagas

A CET planeja cobrar mais 6 mil vagas na cidade. Depois de Congonhas, outra leva de vagas Zona Azul surgirá no Parque do Ibirapuera. A cobrança começou neste ano em parte das vagas oferecidas dentro do parque.

A Zona Azul funciona das 10h às 20 h, de segunda a sexta, e das 8h às 18h, nos fins de semana. A tarifa é de R$ 1,80 para duas horas, com limite máximo de permanência no lugar de quatro horas, pagando R$ 3,60. A idéia agora é passar a cobrar na área do Viveiro Manequinho Lopes e no chamado "autorama". Com isso, o número de vagas cobradas vai dobrar de 500 para mil.

O terceiro passo será cobrar pelo estacionamento também na área externa do parque. Depois que a Zona Azul foi instalada, usuários passaram a deixar o carro do lado de fora, na Avenida República do Líbano e na Praça 4º Centenário.

ainda não foi feita contagem das vagas, mas é certo que a Zona Azul na Avenida República do Líbano só existirá aos sábados e domingos, das 10h às 20h, já que nos dias úteis é proibido estacionar no local. O preço, segundo o executivo da CET, será o mesmo cobrado dentro do parque.

Na 4º Centenário deverá ser implantada uma Zona Azul das 4h às 19h de segunda a sexta e das 8 às 18h aos sábados e domingos.

Fontes: Diário de São Paulo (São Paulo), 09 de junho de 2007
Jornal da Tarde (São Paulo), 09 de junho de 2007
O Estado de S. Paulo (São Paulo), 09 de junho de 2007

Categoria: Mercado