Em julho de 1998 o Sindepark realizou duas palestras com o objetivo de incentivar o aperfeiçoamento profissional dos colaboradores da atividade de estacionamentos. Na ocasião foram abordadas soluções para dois setores vitais de uma empresa: Marketing e RH.
No auditório da Casa Del Lavoro, o então professor de marketing da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (E.S.P.M), Luiz Roberto Carnier, afirmou que "oitenta por cento do sucesso das empresas depende das pessoas que nela trabalham" e que "em um estacionamento o cliente fica dono de uma lembrança e não de um produto".
Além disso, as empresas, segundo Carnier, precisam estar sempre atentas ao cenário mercadológico. "Para ser competitivo é preciso sintonizar a realidade mercadológica com sua realidade interna. Não basta ser competitivo, é preciso aparentar; não basta dizer que não é caro, é preciso demonstrar e não adianta dizer que o serviço é bom se o mercado não acredita", afirmou.
Dentro desse contexto, ainda no mês de julho de 1998, o Sindepark convidou a administradora e consultora na área de Recursos Humanos, Açucena Bonanato, para orientar empresas associadas no momento de fazer contratações de colaboradores.
A palestrante ressaltou que com o passar dos anos adquiriu-se maior conhecimento sobre o ser humano, o que possibilitou a contratação de pessoas muito próximas ao perfil pretendido pelas empresas.
Para Açucena "é fundamental recrutar bem, porque o homem é o diferencial das organizações. Se o recrutamento é bem feito certamente virão benefícios para a empresa e o funcionário", afirmou.