Covas prepara pacote para destravar privatizações logo no início de 2019

estadio-do-pacaembu-438

A gestão Bruno Covas (PSDB) em São Paulo prepara um pacote de editais e leilões para tentar destravar as concessões e privatizações até o final de janeiro, com uma carteira que inclui sistema de estacionamento rotativo (Zona Azul), parques e terminais rodoviários.

Eleita com a promessa de um amplo pacote de privatizações, a gestão tucana (por 15 meses com João Doria e agora com Covas) ainda não conseguiu vender ou conceder à iniciativa privada nenhum equipamento municipal.

As concessões passaram por processos de consulta pública e algumas delas acabaram travadas, seja por pendências com o TCM (Tribunal de Contas do Município) ou com a gestão do ex-governador Márcio França (PSB). Algumas delas também atrasaram devido à tramitação lenta de projetos na Câmara Municipal da cidade.

O leilão do complexo do Anhembi, por exemplo, que também inclui a venda das ações da SPTuris, empresa municipal de turismo, está marcado para 31 de janeiro e pode ser um dos casos mais imediatos. Estimativa feita pela gestão Covas aponta o valor de R$ 714 milhões a ser arrecadado com a venda do complexo, cifra que corresponde a 1/6 dos cerca de R$ 4,5 bilhões que o governador Doria previu inicialmente.

Já a questão eleitoral contaminou a concessão de duas das principais vitrines do pacote de desestatização, o parque Ibirapuera e o estádio do Pacaembu.

O Ibirapuera foi retirado de um edital em que era a estrela de um pacote de concessão de cinco parques.

À época candidato à reeleição e rival de Doria na disputa, o governador França pediu ao prefeito Covas a suspensão do processo por afirmar que a área engloba lotes do estado. Agora, com João Doria no governo, esse problema acabou. Nos próximos dias, sairá o edital de concessão do parque.

A ideia é que o parque mais importante da cidade gere receita suficiente para gerir outros cinco parques, todos na periferia da cidade.

O argumento de França foi o mesmo no caso do Pacaembu. No entanto, passadas as eleições, França liberou no começo de dezembro as áreas estaduais para concessão do estádio.

O governador estendeu a cessão do espaço por mais 50 anos, tempo suficiente para que sejam feitos os contratos com a iniciativa privada. Agora a prefeitura precisa fazer modificações no edital para conseguir a liberação do Tribunal de Contas do Município.

Sem tanto apelo quando o Ibirapuera, na visão da prefeitura, a Chácara do Jockey aparecerá sozinha em edital também previsto para este mês —  inicialmente a prefeitura acreditava que conseguiria gerir outros locais com o parque, mas mudou de ideia depois de estudos.

O processo de concessão do espaço de 143 mil m² estava em fase de consulta pública até dia 19 de dezembro. A concessão por 35 anos prevê investimento mínimo de R$ 4,8 milhões.

O pacote também inclui o mercado de Santo Amaro, o Terminal Santa Isabel e o sistema de Zona Azul.

Esse mercado municipal chegou à fase da abertura de envelopes em setembro, mas não houve interessados. Agora a prefeitura trabalha em nova versão do edital, incluindo apontamentos feitos pelo TCM — que não barrou o processo, mas sugeriu mudanças.

O mercado ficaria 25 anos nas mãos da empresa vencedora, que teria a responsabilidade de fazer ampla reforma no mercado que foi parcialmente destruído por incêndio em 2017.

O terminal de ônibus Santa Isabel teria os envelopes abertos no começo de dezembro, mas a prefeitura decidiu republicar o edital com mudanças sugeridas pelo TCM e remarcar o conclusão do processo para 28 de janeiro.

O terminal tem custos anuais de R$ 6,7 milhões e gera receita de R$ 202 mil. Com a concessão ao longo de 35 anos a prefeitura espera que o local seja revitalizado pela empresa vencedora em até um ano.

Zona Azul por aplicativo em SP

Anunciada em março de 2018 pelo então prefeito Doria, a concessão do Zona Azul deveria render mais de R$ 1 bilhão para a prefeitura.

O vencedor de um processo de licitação poderia explorar a venda de tíquetes de Zona Azul e ficaria também encarregado de fazer a fiscalização de infrações. A aplicação de multas e o valor arrecadado com elas continuaria com a prefeitura, bem como a definição dos valores mínimo e máximo a serem cobrados pelos tíquetes.

Atualmente, o serviço é superavitário. Em2017, aprefeitura gastou R$ 21 milhões com fiscalização e teve R$ 89 milhões de receita. No ano anterior, quando o serviço ainda era à base de papel, arrecadou menos: R$ 55 milhões. A ideia, portanto, não seria desonerar os cofres da prefeitura, mas adiantar valores para investimentos no curto e médio prazos.

A privatização do autódromo de Interlagos, uma das propostas iniciais de Doria, deve ficar para depois. É que alguns vereadores exigem que o projeto só seja tocado após aprovação de operação urbana Jurubatuba, que valorizaria o empreendimento e geraria fôlego imobiliário na zona sul.

Fonte: Folha de S. Paulo - 04/01/2019

Ano Novo com tema recorrente

Por Jorge Hori* - Bom ano novo, com o Brasil sob nova direção. Jair Bolsonaro foi eleito pela população com a esperança de grandes mudanças. (...)

Estacionamentos tabelados (Florianópolis/SC)

Um dia após as equipes de fiscalização do Procon autuarem sete estacionamentos nas praias (dia 3) do leste da Ilha de SC, os preços cobrados pelos estabelecimentos estão padronizados, ao custo de (...)

Reativação da Zona Azul (Camboriú/SC)

A Prefeitura de Balneário Camboriú homologou o resultado da licitação para instalação e aluguel de parquímetros. O contrato com a empresa Rizzo, de São Paulo, que venceu a concorrência, será assinado (...)

Furto ou roubo em Zona Azul: de quem é a culpa?

O consumidor não deve confiar o seu carro às áreas sob a responsabilidade das empresas concessionárias que exploram as vias públicas onde as pessoas pagam para estacionar. Essas empresas faturam alto (...)