Parking News

Ano Novo com tema recorrente

estacionamentosbh-529

Por Jorge Hori* - Bom ano novo, com o Brasil sob nova direção.

Jair Bolsonaro foi eleito pela população com a esperança de grandes mudanças.

Não dar continuidade ao velho Brasil, com todas as suas mazelas, e mudar. Mudar ampla e profundamente.

A primeira semana do ano é ainda de feriado prolongado, preferencialmente sem ler jornais, sem ver o noticiário pela televisão, sem abrir o computador.

Começar o ano encontrando um Brasil novo. De jeito novo. A surpresa é que voltamos e encontramos o mesmo Brasil. Com violência no Nordeste, com o novo Governo fazendo trapalhadas, explicando sem explicar e desviando a atenção sobre o azul e o rosa.

E os estacionamentos? O que mudou? Vai mudar alguma coisa para a atividade?

Por enquanto pouco ou nada mudou. O período é ainda de recesso.

O principal impacto esperado com o novo Governo e sua política econômica é implantar uma economia de mercado.

Como? O Brasil já não é uma economia de mercado?

Sempre se difundiu essa versão, mas na prática nunca foi. Tampouco foi uma economia socialista. Sempre foi e ainda é uma economia mista. Com ampla participação e interferência estatal, desequilibrando as relações de competição entre as empresas privadas.

O Estado sempre foi muito leniente com a "organização do mercado", eufemismo para organização de cartéis, de oligopólios. Um mercado inteiramente livre não admite oligopólios, nem monopólios. Esse só existe nos sonhos dos ultraliberais. Os que agora comandam a política econômica são muito próximos desse extremo, mas têm que se render à realidade.

Estacionamento não será uma prioridade macroeconômica, mas entrará na pauta das discussões da equipe econômica a partir da indignação pessoal de algum membro da equipe revoltado com o valor cobrado num estacionamento específico.

O que vai mudar com o novo Governo é a atenção maior sobre a questão dos supostos "preços abusivos".

Não envolverá uma intervenção estatal, do tipo tabelamento, mas estará na pauta econômica.

Trataremos dessa questão ao longo das próximas semanas.

*Jorge Hori é consultor em Inteligência Estratégica e foi contratado pelo SINDEPARK para desenvolver o estudo sobre a Política de Estacionamentos que o Sindicato irá defender. Com mais de 50 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.

NOTA:

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do SINDEPARK.


Outras matérias da edição

Estacionamentos tabelados (Florianópolis/SC)

Um dia após as equipes de fiscalização do Procon autuarem sete estacionamentos nas praias (dia 3) do leste da Ilha de SC, os preços cobrados pelos estabelecimentos estão padronizados, ao custo de (...)

Reativação da Zona Azul (Camboriú/SC)

A Prefeitura de Balneário Camboriú homologou o resultado da licitação para instalação e aluguel de parquímetros. O contrato com a empresa Rizzo, de São Paulo, que venceu a concorrência, será assinado (...)

Furto ou roubo em Zona Azul: de quem é a culpa?

O consumidor não deve confiar o seu carro às áreas sob a responsabilidade das empresas concessionárias que exploram as vias públicas onde as pessoas pagam para estacionar. Essas empresas faturam alto (...)


Seja um associado Sindepark