Placas do Mercosul dão problema no rotativo e na Delegacia Online (ES)

novaplaca-513

Os motoristas que optaram ou precisaram mudar as placas dos veículos para o padrão Mercosul estão encontrando algumas dificuldades. A nova combinação de letras e números não está sendo reconhecida por parquímetros em Vitória, Vila Velha nem pelo sistema de Delegacia Online.

Quem tenta estacionar alega que o sistema do parquímetro não foi atualizado e não consegue emitir os tíquetes digitando o número da placa. Diferente do modelo antigo, que tinha três letras e quatro números, a placa Mercosul têm quatro letras e três números.

O diretor de Habilitação e Veículos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), José Eduardo de Souza Oliveira, afirmou que o órgão não tem responsabilidade em adequar empresas, prefeituras e outros sistemas que utilizam o banco de dados do Detran. “A gente avisou a todos, mas quem não se programou ficou para trás. A nossa responsabilidade é registro de veículos”.

Segundo o diretor, nos primeiros 16 dias de implementação do novo modelo, 17 mil placas já foram geradas. “É muito positivo. O número de erros que o sistema apresenta não chega a 2% do total.”

OUTRO LADO

Sobre os parquímetros, a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura de Vitória (Setran) informou que o sistema está sendo alterado e que a adequação ainda levará 30 dias. Para os motoristas que encontrarem dificuldades, a secretaria orienta que façam o pagamento pelos aplicativos VixPark e PicPay ou procurem os monitores.

Dia 28 de dezembro, o Conselho Nacional de Trânsito adiou a implantação das placas onde ainda não foram adotadas – o que não é o caso do Espírito Santo – para junho de 2019.

Fonte: A Gazeta - Vitória - 29/12/2018

Ano Novo com tema recorrente

Por Jorge Hori* - Bom ano novo, com o Brasil sob nova direção. Jair Bolsonaro foi eleito pela população com a esperança de grandes mudanças. (...)

Estacionamentos tabelados (Florianópolis/SC)

Um dia após as equipes de fiscalização do Procon autuarem sete estacionamentos nas praias (dia 3) do leste da Ilha de SC, os preços cobrados pelos estabelecimentos estão padronizados, ao custo de (...)

Reativação da Zona Azul (Camboriú/SC)

A Prefeitura de Balneário Camboriú homologou o resultado da licitação para instalação e aluguel de parquímetros. O contrato com a empresa Rizzo, de São Paulo, que venceu a concorrência, será assinado (...)

Furto ou roubo em Zona Azul: de quem é a culpa?

O consumidor não deve confiar o seu carro às áreas sob a responsabilidade das empresas concessionárias que exploram as vias públicas onde as pessoas pagam para estacionar. Essas empresas faturam alto (...)