Estacionamentos tabelados (Florianópolis/SC)

decoraodegaragens-576

Um dia após as equipes de fiscalização do Procon autuarem sete estacionamentos nas praias (dia 3) do leste da Ilha de SC, os preços cobrados pelos estabelecimentos estão padronizados, ao custo de R$ 20. Administrado por uma empresa terceirizada, que oferece seguro, o da Joaquina é a única exceção: cobra R$ 25. Mesmo assim, a reportagem do ND flagrou ação de flanelinhas pedindo pagamento antecipado para dar aquela “olhadinha” no veículo estacionado em via pública, na estrada geral da Joaquina.

O paulista Mateus John Aiello chegou com a família no meia da tarde na Praia da Joaquina e encontrou uma vaga na estrada geral, mas teve que desembolsar R$ 10 de forma antecipado para o flanelinha. Mateus preferiu pagar para evitar qualquer problema com o veículo durante as férias.

Um grupo de turistas colombianos deu mais sorte porque chegou mais tarde. Eles estacionaram o veículo em um estacionamento, com direito à sombra das árvores, mas ganharam um desconto do funcionário e pagaram metade do valor, R$ 10

De acordo com um funcionário que não quis se identificar, até a fiscalização feita pelo Procon na véspera, tinha estacionamento cobrando R$ 50. Outra situação que chamava atenção na estrada geral que leva à Praia da Joaquina é a presença de veículos estacionados sobre as dunas.

Denúncias de atuação abusiva

O Procon municipal efetuou a fiscalização dia 3 nas praias do Leste do Ilha, após receber denúncia no fim de dezembro. Sete estabelecimentos receberam autos de notificação. Cinco deles estão localizados na Mole e os outros dois na Joaquina. De acordo com o secretário de Defesa do Consumidor da Capital, Celso Sandrini, a fiscalização consistiu em solicitar os alvarás de funcionamento e a apresentação formal dos preços devido a denúncias de cobranças abusivas identificadas na maior parte dos estacionamentos.

Além disso, a prática da cobrança informal também é estimulada pela recorrente disputa por clientes – principalmente turistas. A recomendação do órgão municipal é de que os clientes façam uso apenas de estacionamentos que fixam o preço na entrada, sob risco de pagar um valor acima do normal.

Fonte: Notícias do Dia - Florianópolis - 04/01/2019

Ano Novo com tema recorrente

Por Jorge Hori* - Bom ano novo, com o Brasil sob nova direção. Jair Bolsonaro foi eleito pela população com a esperança de grandes mudanças. (...)

Reativação da Zona Azul (Camboriú/SC)

A Prefeitura de Balneário Camboriú homologou o resultado da licitação para instalação e aluguel de parquímetros. O contrato com a empresa Rizzo, de São Paulo, que venceu a concorrência, será assinado (...)

Furto ou roubo em Zona Azul: de quem é a culpa?

O consumidor não deve confiar o seu carro às áreas sob a responsabilidade das empresas concessionárias que exploram as vias públicas onde as pessoas pagam para estacionar. Essas empresas faturam alto (...)