Parking News

A prefeitura está implantando uma ciclovia na faixa da esquerda nos dois sentidos da avenida Vereador Abel Ferreira, no Jardim Anália Franco (zona leste). No sentido bairro, onde há uma faixa exclusiva de ônibus, as duas pistas para carros ficaram mais estreitas. O trecho pronto tem, por enquanto, 1,9 km, e vai do cruzamento da avenida Salim Farah Maluf ao da avenida Regente Feijó. A ciclovia é parte dos 450 km de pistas para bicicletas que o prefeito Fernando Haddad pretende implantar até 2015. A prefeitura diz que vai inaugurar o trecho nos próximos dias.
O sentido bairro da avenida tem duas pistas para carros, e o sentido centro, onde não há faixa exclusiva de ônibus, outras três. Com a ciclovia, 1,18 metro da avenida foi usado na pista de bicicletas no sentido bairro, e as duas faixas para carros diminuíram de largura. No sentido centro, a ciclovia, com 1,23 metro, também reduziu as pistas de veículos ao lado, mas, como não há faixa de ônibus nesse sentido, os carros podem usar três faixas. Em geral, uma pista para carro tem 3 m de largura e uma de ônibus, 4 m. A via possui ainda um canteiro central, que fica entre os sentidos da ciclovia.
Desrespeito
Para alguns moradores e motoristas, o trânsito pirou. "Percebi que também aumentou o desrespeito com a faixa de ônibus porque o motorista ficou sem espaço", diz o frentista Mário Feitosa. Ciclistas apontam risco por causa da velocidade da via. Isaias Azevedo, 33 anos, disse que não vai se arriscar. "O motorista, se precisar, vai invadir a ciclovia, que deveria ser próxima à calçada para dar tempo de o ciclista pular."
Fonte: Agora São Paulo, 2 de agosto de 2014

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Multa de Zona Azul será anulada em SP (04/08/2014)

Diante da queixa de falta de talões da Zona Azul na cidade, que teve o preço reajustado de R$ 3 para R$ 5 no dia 1º, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que os motoristas que não achar (...)

Operação Estou Por Aqui (29/07/2014)

O Procon realizou dia 28 a fiscalização em estacionamentos de grandes shoppings das Zonas Sul e Oeste do Rio, retomando a Operação Estou Por Aqui. Na operação, os fiscais identificam e autuam abusos n (...)

E se eu for de bicicleta? (27/07/2014)

Ainda resta alternativa para quem quer fugir dos engarrafamentos da Cidade: a bicicleta. Mas será que a cidade oferece condições adequadas para quem elegeu o pedal como transporte? Para responder, O P (...)

A demanda desenha apartamento e metrô (05/08/2014)

Atinge-se a saturação das avenidas antes que a qualidade e a extensão dos sistemas de transportes públicos acarretem o desejo de deixar o carro. A forte demanda obriga à efetivação de ações de urgênci (...)

Haddad promete até 10 km de ciclovias por semana (05/08/2014)

O prefeito Fernando Haddad prometeu intensificar a construção de ciclovias e disse que vai passar a entregar até 10 km por semana.