Balanço divulgado dia 1º pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) contabiliza que, em 2013, 175 milhões de passageiros deixaram de usar ônibus nas nove capitais mais populosas do país (Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e São Paulo). Ou seja: 560 mil passagens deixaram de ser vendidas a cada dia, na comparação com o ano anterior.
Isso corresponde a uma redução de 1,4% no número de passageiros transportados, entre 2013 e 2012. Esse percentual sobe para 30% se o recorte for entre 1995 e 2013. De acordo com a NTU, essa queda se deve, principalmente, à migração das pessoas para os transportes individuais motorizados e ao alto custo do diesel, repassado ao valor da tarifa.
Na opinião do presidente da NTU, Otávio Cunha, não é a má qualidade do transporte público o que tem resultado nessa diminuição da demanda por ônibus - e na consequente migração das pessoas para os automóveis. "É a baixa demanda o que tem resultado na má qualidade do transporte público", garante.
A baixa qualidade do transporte tem, segundo ele, suas explicações. "Em primeiro lugar, faltou ao governo federal o estabelecimento de políticas públicas de transportes. Falta inteligência para pensar o transporte e também investimento e capacitação profissional", disse ele.
O resultado dessa falta de políticas públicas para o setor, acrescenta o presidente da NTU, "é a queda da velocidade operacional, o aumento do custo dos insumos e a competição com transporte individual. [Nesse cenário,] a velocidade média das viagens caiu em 50% nos últimos dez anos, passando de 25 km/h para 12 km/h", completou.
Cunha citou uma pesquisa do Datafolha relativa às reivindicações feitas pela população durante o período de manifestações. "Segundo essa pesquisa, 53,7% querem melhorias no transporte público e 40,5% querem a redução da tarifa. Isso demonstra a importância que esse serviço tem para a população".
Fonte: Agência Brasil, 1º de agosto de 2014

Multa de Zona Azul será anulada em SP (04/08/2014)

Diante da queixa de falta de talões da Zona Azul na cidade, que teve o preço reajustado de R$ 3 para R$ 5 no dia 1º, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que os motoristas que não achar (...)

Operação Estou Por Aqui (29/07/2014)

O Procon realizou dia 28 a fiscalização em estacionamentos de grandes shoppings das Zonas Sul e Oeste do Rio, retomando a Operação Estou Por Aqui. Na operação, os fiscais identificam e autuam abusos n (...)

E se eu for de bicicleta? (27/07/2014)

Ainda resta alternativa para quem quer fugir dos engarrafamentos da Cidade: a bicicleta. Mas será que a cidade oferece condições adequadas para quem elegeu o pedal como transporte? Para responder, O P (...)

A demanda desenha apartamento e metrô (05/08/2014)

Atinge-se a saturação das avenidas antes que a qualidade e a extensão dos sistemas de transportes públicos acarretem o desejo de deixar o carro. A forte demanda obriga à efetivação de ações de urgênci (...)

Haddad promete até 10 km de ciclovias por semana (05/08/2014)

O prefeito Fernando Haddad prometeu intensificar a construção de ciclovias e disse que vai passar a entregar até 10 km por semana.