Parking News

CET terá patrulha para vigiar vagas de idosos e deficientes

cadeirarodaspe-311

Amplia-se o valor da multa, criam-se novas leis e campanhas cobram consciência dos motoristas. Mas o morador da cidade de São Paulo continua estacionando em vagas reservadas a pessoas com deficiência e idosos sem ter direito a elas. A futura gestão João Doria (PSDB) promete enfrentar e resolver a questão.

O ponto nevrálgico do problema são as vagas em estacionamentos de locais privados, como shoppings e supermercados. Para cuidar disso, um grupo especial de agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfico) será formado para agir exclusivamente nessas repartições.

Além de multar quem usa vagas de maneira irregular, os agentes serão treinados para auxiliar, quando necessário, cadeirantes, cegos e pessoas com mobilidade reduzida a atravessar ruas e trafegar com mais segurança.

Embora ainda haja discussão jurídica em torno da atuação de agentes de trânsito em locais privados, o Código de Trânsito Brasileiro deixa explícito que é liberada a fiscalização das vagas em estacionamentos de uso coletivo públicos e privados. No Rio e em PE, por exemplo, os agentes autuam normalmente.

A CET informou que a atual gestão “está realizando estudos técnicos para viabilizar a fiscalização” dentro de estabelecimentos comerciais.

Para utilizar os espaços, é preciso ter um cartão especial de estacionamento emitido por órgãos municipais.

Desde novembro, a multa por uso irregular das vagas é considerada infração gravíssima, com multa de R$ 293,47.

Fonte: Folha de S. Paulo - 17/12/2016

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Economia dá sinais de retomada em 2017

Por Jorge Hori* O final de 2016 trouxe indícios de reanimação da economia brasileira. O mais importante é a retomada dos empregos no comércio nos três últimos meses, com mais admissões do que desligam (...)

Sindepark convida para o Almoço com o Presidente

À frente de um dos sindicatos mais importantes no Estado de São Paulo, Marcelo Gait sabe o quanto é importante estar ao lado das empresas para que trabalhem com eficiência e, assim, atendam as necessi (...)

O que nossa parceria pode fazer por sua empresa

O objetivo do Sindepark, como sempre afirmamos, é apoiar e auxiliar na gestão eficiente de seu negócio, como um parceiro de todas as horas. Por isso, não mede esforços para colocar à disposição de tod (...)

Este espaço é seu!

Notícias que giram em torno da atividade de estacionamentos, de mobilidade urbana, tendências do “Mundo do automóvel”, trânsito, normas relativas ao setor, as ações e novidades do Sindepark... A lista (...)

Veja o que muda em 2017

Com a virada do ano, novos valores do salário mínimo e novas regras para a conta do celular entram em vigor. Além da economia, 2017 traz novidades como um novo modelo de Carteira Nacional de Habilitaç (...)

A vaga mais disputada do verão (SC)

Estacionar nas praias de Florianópolis é um exercício de paciência. Com os balneários lotados e com poucas vagas públicas, a solução é colocar o veículo em um estacionamento. Os preços variam de acord (...)

Para brasileiro, carro do futuro é elétrico

Na visão do consumidor brasileiro o carro do futuro será elétrico. Ao menos esta foi a aposta de 40% dos entrevistados pelo Instituto Ipsos, voltado a inteligência de mercado. A organização fez a pesq (...)


Seja um associado Sindepark