Avenida na Pompéia passou a ter o sistema; entorno de Congonhas terá cobrança eletrônica a partir da próxima segunda-feira

Acaba de ser implantada zona azul em 95 vagas da av. Prof. Alfonso Bovero (zona oeste). Na próxima segunda, mais 150 passarão a ser cobradas perto do aeroporto de Congonhas, na praça Comandante Lineu Gomes. O passo seguinte será subir de 500 para mil o total de vagas pagas nos estacionamentos do parque Ibirapuera.

A zona azul avança na capital e seu crescimento deve ser gradativo. Entre seis meses e um ano, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) espera colocar zona azul em mais 6.000 vagas -hoje, há 32 mil.

Onde for possível, será instalada a zona azul eletrônica - que existe na praça Charles Miller, no Pacaembu, na República e será usada também na região de Congonhas.

A diferença para a zona azul tradicional é que a folha não é mais necessária. O motorista compra "horas virtuais" numa van que fica estacionada no local. As informações vão para a internet, e os agentes de trânsito verificam, pela placa do carro, se o veículo pode ficar parado na vaga e por quanto tempo.

O motorista poderá, porém, continuar usando o talão tradicional se preferir. O preço da hora (ou da folha) é de R$ 1,80. Na praça Charles Miller, o valor é válido por três horas e, no Ibirapuera, por duas horas.

Segundo Mauro Pinto de Oliveira, da gerência de estacionamento da CET, a maioria das vagas cobradas fica no centro expandido. De acordo com ele, a cobrança na Alfonso Bovero foi pedida por comerciantes.

No Parque Ibirapuera, o estudo para implantação da cobrança no estacionamento com entrada na avenida República do Líbano já está pronto. Segundo Oliveira, além desse estacionamento, o autorama também ganhará zona azul.

A CET avalia como positiva a cobrança dentro do parque e, por isso, quer estendê-la ao restante das vagas (há mil vagas no total, e metade tem zona azul).

Fontes: Agora São Paulo (São Paulo), 05 de junho de 2007
Folha de São Paulo (São Paulo), 05 de junho de 2007
Jornal da Tarde (São Paulo), 05 de junho de 2007

Categoria: Mercado