A edição de novembro de 1972 da Revista Expansão veiculou uma reportagem com Maurício Correia Dias, dono da Estacentro (fundada em 1962) e um dos precursores do negócio de estacionamentos no Brasil.
Intitulada "Estacentro na lógica da pipoca", a reportagem abordou a falta de fiscalização de estacionamento proibido em vias públicas (como um fator que influenciava o movimento nos estacionamento), a falta de legislação específica para a atividade, relações contratuais de locação de terrenos e tabelamento de preços do serviço.
Foi na discussão deste último item - tabelamento de preços - que surgiu a lógica da pipoca. Disse o garagista em defesa do não tabelamento: "O caso aí é simples. Querer tabelar os preços em níveis uniformes é como dizer a um pipoqueiro que venda suas pipocas pelo mesmo preço a todas as horas do dia. A pipoca poderá custar tão cara durante o dia que ninguém se aventura a comprar. E tão barata na hora do circo, que o pipoqueiro não tem nenhum lucro."