Hoje, os motoristas começam a pagar para estacionar em duas áreas. Uma delas é a Avenida Professor Alfonso Bovero, na Pompéia, Zona Oeste, entre as ruas Cotoxó e Caraíbas, com 95 vagas. A outra fica no entorno de Congonhas, zona sul, entre a área de embarque e a Avenida dos Bandeirantes, com 195 vagas.

Na Pompéia, os motoristas usarão os talões comuns, mas em Congonhas o sistema será de Zona Azul Eletrônica. Uma van servirá como ponto de venda e o motorista poderá comprar pelo celular.

Também não precisará voltar no carro para colocar cartão, já que o fiscal da CET poderá verificar em seu palm-top o horário autorizado para ocupação da vaga.Nas duas, o motorista pagará R$1,80 a hora.

Mauro Pinto, da gerência de estacionamento da CET, afirma que sem a cobrança, alguns motoristas deixam o carro parado no local o dia todo, impedindo que outras pessoas, que também circulam pela via, possam estacionar seus carros. "Democratizar o uso das vagas é uma prestação de serviço."

Não há ainda prazo para a expansão da Zona Azul na cidade. Mauro Pinto explica que a Liberdade, no Centro, está sendo usada como área de teste para as pesquisas e análise de ocupação.

O primeiro passo na Liberdade foi pintar a sinalização no chão e recuperar as placas. O número de fiscais aumentou em 50%. O resultado foi que a receita por hora, em cada uma das 780 vagas, passou de R$0,55 para R$0,73. A taxa de inadimplência (ocupação de vagas sem pagamento do talão Zona Azul) caiu de 30% para 12%.

Fontes: Diário de São Paulo (São Paulo), 04 de junho de 2007
DCI (São Paulo), 05 de junho de 2007
O Estado de São Paulo (São Paulo), 04 de junho de 2007

Categoria: Mercado