A presidente Dilma Rousseff apresentou dia 21 um plano que pretende reduzir pela metade, até o ano de 2020, os acidentes de trânsito que causam cerca de 42.800 mortes anuais. Dilma fez um apelo para alcançar um pacto nacional, que inclua toda a sociedade, para que, ao melhorar o trânsito, o Brasil "se transforme não só em um grande país de classe média, mas em um país civilizado de classe média", destaca a EFE.
O plano contempla intensificar as campanhas de conscientização ao motorista, a melhoria dos padrões de segurança dos automóveis, além do investimento na duplicação das estradas.
Em agosto passado, o Governo apresentou um plano de desenvolvimento de infraestruturas que prevê a ampliação de perto de 7.500 km de estradas, o que exigirá investimentos no valor de R$ 42,5 bilhões.
Com a nova campanha, o Governo traçou a meta de abaixar para 21 mil as mortes em acidentes de trânsito em 2020, a metade das 42.844 registradas em 2010, somando as ocorridas em estradas e nas vias urbanas, segundo dados apresentados pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.
O Brasil pretende seguir o exemplo da Espanha, que reduziu a proporção de mortes na estrada de uma taxa de 128 mortos por milhão de habitantes em 2003, para 59 em 2009, segundo um comunicado do Ministério das Cidades do país europeu.
O Brasil registrou em 2010 cerca de 225 mortos na estrada por milhão de habitantes, segundo as estatísticas oficiais mais recentes.
Fonte: agência de notícias EFE, 21 de setembro de 2012

SP ganhará abrigos de ônibus hi-tech (20/09/2012)

A partir do ano que vem, São Paulo terá 6,5 mil abrigos e 14 mil totens de ônibus com design futurista, informações sobre o tempo de espera dos ônibus e iluminação. O jornal O Estado de S. Paulo teve (...)

Policial abordará motoristas em bares (19/09/2012)