Aventurar-se pelo trânsito com uma motocicleta sai, financeiramente, mais barato do que pegar um ônibus. A constatação é da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), que publicou levantamento sobre o custo de desembolso para usar ônibus, moto e automóvel. Segundo a pesquisa - que abrange 27 capitais e 16 municípios, com população acima de 500 mil habitantes -, na média das cidades brasileiras, o custo total do deslocamento por sete quilômetros é de R$ 1,49 com motos, contra R$ 1,96 com ônibus.
Já os modos automóvel a gasolina e automóvel a álcool apresentam custo total de deslocamento 2,5 vezes superior ao custo na utilização do ônibus: R$ 4,84 e R$ 4,55, respectivamente. Para o cálculo, a ANTP considerou o custo de desembolso (valor da tarifa ou de combustível mais estacionamento) e, no caso dos modos individuais de transporte, custos como depreciação, seguro, impostos e manutenção.
Na cidade de São Paulo, o custo total com ônibus em uma viagem urbana de sete quilômetros é de R$ 2,30, com moto é de R$ 1,43 e, com automóvel, de R$ 6,26 (gasolina) e R$ 5,39 (álcool). No Rio de Janeiro, os gastos são de R$ 2,10 (ônibus), R$ 1,48 (moto), R$ 6,11 (automóvel a gasolina) e R$ 5,82 (automóvel a álcool).
Entre as cidades analisadas, as únicas onde andar de ônibus compensou mais do que andar de moto foram Belém (PA) e Palmas (TO). Para percorrer sete quilômetros de moto em Belém, o gasto é de R$ 1,57, o que de ônibus custaria R$ 1,50. Em Palmas, a diferença no custo total é maior: R$ 1,60 (moto) contra R$ 1,50 (ônibus).
Fonte: site G1, 24 de setembro de 2008

SP é a 12ª em acidentes com vítimas (27/09/2008)

Apesar de a frota de veículos em São Paulo ser a maior do Brasil, a cidade não é a primeira do País em índices de mortalidade no trânsito, que leva em conta os casos fatais por 100 mil habitantes, vei (...)

Inspeção veicular gratuita na CET (27/09/2008)