Há mais de 20 dias em funcionamento, o novo sistema de estacionamento rotativo de Suzano dividiu opiniões, gerou dúvidas, aprovação e reprovação entre os motoristas. Trata-se da Zona Azul Eletrônica, que permite a compra de talões por meio de aplicativo para tablets e celulares, eliminando a necessidade da presença de um fiscal.
A população tem até 10 de setembro para se adaptar à ferramenta e 3 mil cadastros já foram efetuados. O valor do uso da vaga não foi alterado e continua a R$1,50 ahora, ou duas horas dependendo da região. O novo sistema iniciou os cadastros em 20 de março, por meio do endereço eletrônico www.estacionamentofacil.com.br ou pelo aplicativo “É Fácil Suzano”, mas a venda dos tickets eletrônicos teve início em 8 de abril.
O motorista pode adquirir os talões por meio de cartão de crédito ou em um dos 28 estabelecimentos credenciados, sem a necessidade dos funcionários da Zona Azul. Mesmo assim, os monitores estão disponíveis. A administração municipal ainda esclareceu que o novo sistema está em caráter experimental e muitos estabelecimentos ainda possuem os talões antigos.
Apesar de o novo sistema prometer agilizar a vida dos motoristas, alguns ainda não aprovaram a plataforma, simplesmente por não terem entendido como funciona. Para a esteticista Rose Pereira, de 30 anos, ainda faltam informações. “Soube dessa modernização agora, quando fui comprar o talão em uma loja”, contou. “Não gostei, porque não trabalho com cartão de crédito e não sei como vou fazer para adquirir”. No caso da esteticista, a prefeitura esclareceu que é possível comprar o talão eletrônico sem a necessidade do cartão. Basta o motorista se dirigir a qualquer estabelecimento credenciado para efetuar a compra. Mas quem preferir pode deixar o cartão de crédito cadastrado por meio do aplicativo.
Fonte: Diário do Alto Tietê - SP - 30/04/2017