Na comparação anual houve queda de 3,6% na Espanha, de 6,6% na Alemanha, de 9% na Itália, e de 9,8% na França. O Reino Unido foi o único a ter desempenho melhor que o do ano passado, com alta de 10,4%.
Em agosto último, com 653,8 mil unidades vendidas, a retração foi de 5% sobre o mesmo intervalo de 2012. Alemanha apresentou baixa de 5,5%; Itália, de 6,6%; França, de 10,5%; e Espanha, de 18,3%. Reino Unido, mais uma vez invicto, cresceu 10,9%.
Desempenho das marcas
Os maiores fabricantes de veículos europeus, os grupos Volkswagen e PSA Peugeot Citroën, têm sido os mais prejudicados pela crise econômica europeia.
As vendas da francesa PSA Peugeot Citroën despencaram 18% em agosto, para 66,9 mil unidades. No acumulado dos primeiros oito meses, com 899,4 mil carros entregues, a retração do grupo chega a 12,3% em relação ao ano passado.
O grupo alemão Volkswagen também anotou em agosto queda superior ao do mercado europeu, de 11,3%, com 180 mil unidades vendidas. A própria marca Volkswagen viu suas vendas caírem 17%, para 86 mil veículos. A Audi emplacou 6% a menos em agosto. Nos primeiros oito meses de 2013, o grupo acumula retração de 4,8%.
As vendas do grupo italiano Fiat caíram 4,9% em agosto (com 35,8 mil veículos) e 8,9% no acumulado do ano (507,7 mil). Somente as da marca Chrysler baixaram 13,6% em agosto.
Nos oito meses, também houve queda de 8,2% para Grupo GM, de 7,6% para Volvo, de 7,1% para Ford, de 5,4% para Toyota, de 2,7% para Hyundai, de 2,2% para Grupo Renault, e de 0,8% para BMW.
Os únicos grupos que caminham em rumo contrário à crise são Daimler e Jaguar Land Rover. O primeiro vendeu de janeiro a agosto 454,8 mil veículos de passeio (alta de 3,7%), 41,6 mil apenas no último mês (5,5% a mais). A Jaguar Land Rover, por sua vez, avançou ainda mais, com alta de 10% no acumulado do ano, para 87,3 mil unidades comercializadas, e de 7,2% em agosto.
Fonte: Automotive Business, 17 de setembro de 2013