Isso significa que, a cada 100 km rodados, o motorista vai pagar R$ 4,53 centavos, destaca o UOL.
O Planalto é formado pelas empresas paulistas Senpar, Construtora Estrutural, Construtora Kamilos, Ellenco Construções, Maqtera, Engenharia e Comércio Bandeirantes, TCL Tecnologia e Construções, Vale do Rio Novo Engenharia, além da paranaense Greca.
Em segundo lugar, ficou a Triunfo, com deságio de 36,98% e tarifa de R$ 0,04989.
Um deságio de 40% era considerado um resultado positivo pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
Agora, a proposta ainda terá de ser analisada antes da confirmação do vencedor. Até ontem (23), o governo deveria divulgar o resultado da análise. Depois, ainda há uma fase para recebimento de recursos das concorrentes. Segundo Letícia Queiroz Andrade, sócia do escritório de advocacia Siqueira e Castro, que assessora o consórcio vencedor, o grupo dá como certo que outras empresas entrarão com recursos nesta fase.
O grupo vencedor terá direito de administrar a rodovia por 30 anos. O investimento previsto para o trecho no período é de R$ 3 bilhões.
Segundo Andrade, a maior dificuldade para a realização da proposta foram os prazos, considerados muito curtos.
Agora, diz ela, o consórcio terá de começar os trabalhos imediatamente após a confirmação pelo governo para conseguir cumprir os prazos. "São prazos muito apertados e penalidades muito severas para quem não os cumpre", afirma ela.
Andrade também afirma que o grupo resolveu focar no leilão da BR -050 por ser uma rodovia que oferecia menos dificuldades do que a BR-062, que não teve interessados. Mesmo assim, ela afirmou que o grupo se interessaria pela rodovia caso fosse aberto um novo momento para aceitação de propostas.
PLANO DE CONCESSÕES
Somente na área rodoviária, o plano do governo prevê a concessão de nove trechos de rodovias (incluindo a BR-050), em um total de 7.000 quilômetros de vias que receberão quase 52 bilhões de reais de investimento privado.
O trecho licitado na quarta-feira, de mais de 400 km, liga Cristalina (GO), um dos principais produtores agrícolas do Brasil, à divisa de Minas Gerais com São Paulo, passando pela região do Triângulo Mineiro. É considerada uma das melhores estradas do plano de concessões.
Fonte: UOL, 18 de setembro de 2013