Solução econômica e ambientalmente mais viável para as metrópoles, o gás natural vem gradualmente ganhando espaço nas frotas de veículos de todo o mundo. Mas é no transporte público urbano que este combustível vem fazendo a diferença. Com ele, milhões de toneladas de dióxido de carbono geradas pelos motores a diesel deixam de ser jogadas anualmente na atmosfera.
"O Brasil vem aos poucos adotando o gás natural para mover ônibus e caminhões. Atualmente, a fatia deste recurso natural na matriz energética brasileira corresponde a 11,5%, segundo o Balanço Energético Nacional 2013, e a tendência é de crescimento nos próximos anos", avalia o professor do IEE-USP Edmilson Moutinho dos Santos, coordenador do evento. Em função deste cenário positivo, e para debatê-lo e apontar ideias e soluções, além de entender o funcionamento de experiências internacionais, especialistas brasileiros e estrangeiros do setor energético e de combustíveis se encontrarão para expor diversas novidades que poderão ser amplamente aproveitadas.
Representantes das Secretarias de Energia e de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, da Comgás, da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) e do próprio IEE-USP, explicarão medidas adotadas para incrementar o uso do GNV.
Fonte: DCI (SP), 19 de setembro de 2013