Os números representam medição feita uma semana antes da implantação da faixa exclusiva e ao longo da primeira semana de ativação. O levantamento desconsiderou os dados nos trechos inferiores a 300 metros.
Os dados apontam que o maior ganho ocorreu na rua Zilda, na Casa Verde (zona norte), onde a velocidade cresceu 232%. Com a faixa implantada no dia 22 de julho, a velocidade média no período da manhã passou de 3,8 km/h para 12,6 km/h.
Em apenas um local, porém, ocorreu piora no desempenho dos ônibus. Na região do centro da Penha (zona leste), onde a faixa começou em 2 de setembro, a velocidade no período da tarde caiu 2,7%, passando de 14,9 km/h para 14,5 km/h.
No trecho do corredor norte-sul que engloba as avenidas 23 de Maio, Rubem Berta e Moreira de Guimarães, houve melhora de 62% com a faixa implantada em 5 de agosto. A velocidade média passou de 13,7 km/h para 22,2 km/h.
De acordo com a CET, um estudo completo ainda está sendo formatado, e os números divulgados são preliminares, pois levam em consideração apenas o início de operação das faixas.
META
A maioria das faixas exclusivas de ônibus foram implantadas pela gestão Fernando Haddad após o início da onda de protestos que derrubou o preço da tarifa, em junho.
Antes, a meta da gestão era fazer 150 km até 2016. Após os protestos, a meta passou para 220 km e foi antecipada para o fim deste ano.
Até este ano, a cidade contava com 122 km de faixas. Haddad já implantou 169,8 km, dos quais 73% a partir de 17 de junho - data da maior manifestação.
O levantamento da CET aponta que, dos 77 trechos analisados, em apenas 6 as velocidades passaram os 25 km/h - meta que Haddad promete atingir até o fim da gestão.
Fonte: UOL, 18 de setembro de 2013