O desempenho ficou atrás apenas do mês de março deste ano, que detém o recorde histórico da indústria, com vendas de 337.346 automóveis e comerciais leves. O recorde de março foi parcialmente incentivado pela expectativa dos consumidores sobre o fim do desconto do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre veículos, instituído pelo governo no final de 2008.
A média diária de vendas do mês passado foi de 15.575 veículos e no acumulado de janeiro a novembro as vendas somam 2,96 milhões unidades de carros e comerciais leves, uma expansão de 8,7% sobre o mesmo período de 2009, segundo a fonte.
A associação de montadoras Anfavea estima um crescimento de 8,7% nas vendas de veículos em 2010, incluindo ônibus e caminhões, para 3,4 milhões de unidades. A expectativa de produção é de crescimento de 13,1% no comparativo anual, para 3,6 milhões de veículos.
Em novembro, a Fiat seguiu mantendo liderança nas vendas, emplacando 70.101 automóveis e comerciais leves, 11,4% a mais que as 62.946 unidades de outubro e 16,4% acima do registrado um ano antes, conforme a fonte.
Enquanto isso, a Volkswagen teve vendas de 67.475 automóveis e comerciais leves, ante 61.351 unidades em outubro. A montadora alemã é seguida pela General Motors, com vendas de 59.347 veículos, ante 55.910 unidades emplacadas no mês anterior. A Ford registrou vendas de 31.464 veículos em novembro, acima das 29.474 unidades em outubro, informou a fonte.
Fonte: agência Reuters, 1º de dezembro de 2010