A CET começou, neste mês de dezembro, a Operação Natal 2010, que inclui a intensificação de fiscalização do trânsito nas imediações dos shoppings e de áreas de comércio popular da cidade. Entre as medidas adotadas estão a adequação dos tempos dos semáforos, colocação de cones e cavaletes para coibir estacionamentos irregulares e formação de filas duplas. No entanto, para os paulistanos que querem escapar dos congestionamentos na hora de fazer as compras de fim de ano, uma dica é procurar fazer ao menos uma parte delas em centros comerciais próximos a estações do Metrô ou nos bairros próximos, como sugere o especialista em engenharia de tráfego Horácio Augusto Figueiras.
"Para comprar um botão, eu preciso ir ao shopping? Não tem alternativa? Se puder, opte pelos centros comerciais de rua. Em vários bairros da cidade, temos opções interessantes como em Pinheiros, Santana, Tucuruvi, Lapa, Tatuapé", observou Figueiras. Nem sempre eles contam com boas opções de estacionamento, mas facilita a locomoção em transporte público.
Se for inevitável se dirigir aos grandes centros comerciais, vale a pena procurar horários alternativos. "Logo na abertura, é mais fácil encontrar uma vaga. O motorista corre menos o risco de ficar rodando uma hora em busca de um lugar para estacionar", observou o especialista.
Para Figueiras, a melhor opção para quem não quer perder tempo em congestionamentos é deixar o automóvel em casa.
Confira os pontos da capital paulista que concentram a lentidão nesta época do ano e as iniciativas da CET para tentar melhorar o fluxo de veículos:
Rua 25 de Março - Centro popular de compras
Bloqueio no tráfego no trecho entre a Rua Carlos de Souza Nazareth e a Ladeira Porto Geral, na região central, das 10h às 17h, até o dia 24 de dezembro.
Bom Retiro - Centro popular de compras
Poderão ocorrer, caso necessário, bloqueios operacionais do tráfego nas ruas José Paulino e Ribeiro de Lima, junto ao Parque da Luz, na região central da cidade. Os motoristas poderão desviar pelas ruas Prates, Guarani e Correia de Melo
Santa Ifigênia - Centro popular de compras
Na região da Santa Ifigênia, no Centro, poderão ocorrer dois bloqueios operacionais. Um deles nas ruas Vitória e dos Gusmões, junto à Avenida Rio Branco (desvio será feito pelas avenidas Rio Branco, Duque de Caxias e Rua Santa Ifigênia). O outro bloqueio poderá ser implantado na Rua Santa Ifigênia com a Avenida Duque de Caxias (desvio pela Avenida Duque de Caxias e ruas Mauá e do Triunfo)
Avenida Paulista - Natal Iluminado 2010
Monitoramento do tráfego na Avenida Paulista ocorre das 18h à 1h. A CET recomenda a quem quer visitar a decoração especial de Natal que utilize, de preferência, o transporte público. Aos motoristas, a companhia sugere utilizar caminhos alternativos. As regras de estacionamento serão alteradas na Alameda Santos, na Rua Cincinato Braga e na Rua São Carlos do Pinhal. Caso ocorram lentidões que afetem os corredores das avenidas Rebouças e Doutor Arnaldo e da Rua Vergueiro poderão ocorrer bloqueios momentâneos na Paulista
Parque Ibirapuera - Visitação da Árvore de Natal
A CET vai reforçar o monitoramento do trânsito na região do Parque Ibirapuera entre os dias 6 de dezembro e 6 de janeiro de 2011, das 19h às 24h, para visitação à Árvore de Natal 2010 e à Fonte Multimídia do Parque Ibirapuera. Se necessário, haverá interdição em trechos da Avenida Pedro Álvares Cabral. Os bolsões internos do parque e em seu entorno vão ganhar um "Zona Azul Especial" nas proximidades do Natal e do Ano Novo. Os usuários do parque poderão estacionar gratuitamente nos dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro e nos dias 1º e 2 de janeiro de 2011.
Brás - Centro popular de compras
A CET intensifica a fiscalização na região do Brás até o dia 24 de dezembro, de segunda a sábado, da 1h às 18h. No fim de ano, a região registra também um aumento do fluxo dos ônibus fretados. A operação especial de trânsito acontecerá no entorno da Avenida do Estado, Ruas João Teodoro, Silva Teles e Bresser, Avenidas Celso Garcia e Rangel Pestana, Largo da Concórdia, Ruas Barão de Ladário, Oriente, Monsenhor de Andrade e São Caetano
Fonte: portal G1, 4 de dezembro de 2010