Os dados comprovam a fama de vilões do trânsito dos caminhões. Segundo a CET, nas vias expressas, 15 minutos de trânsito interrompido se desdobram em congestionamento de 3 km.
O presidente do Conselho de Representantes dos Funcionários da CET, Gilberto Ferreira Júnior, diz que a retirada de caminhões das vias depende de uma série de fatores - a começar pelo tipo de defeito. "Se puder fazer arrasto (rebocar o veículo sem erguê-lo) é mais rápido", diz. Na média, esses veículos são removidos em 20 ou 30 minutos.
Para o agente de trânsito, há três fatores que explicam por que o número de socorros neste ano caiu: abertura do Trecho Sul do Rodoanel, que retirou parte desses veículos da cidade; liberação das pistas centrais na Marginal do Tietê e a recente restrição ao trânsito de caminhões na Marginal do Pinheiros e em diversas vias da zona sul da capital.
Também segundo a CET, a média de lentidão no horário de pico neste ano está em 99,6 km. Ano passado foi de 106 km. "Sem congestionamento, o caminhão faz menos movimento de retomada de marcha, que é danoso ao veículo", diz o mestre em Transportes pela Universidade de São Paulo e consultor de trânsito Sérgio Ejzemberg. "Deixa de quebrar na cidade para quebrar no Rodoanel."
Fonte: O Estado de S. Paulo, 6 de dezembro de 2010