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No próximo ano, dificilmente as vendas de veículos no País devem atingir picos como os registrados neste ano. Apesar do avanço de 7,4% nas vendas de veículos em novembro, segundo o último relatório da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), os consumidores começam a se acomodar e a deixar a compra do carro zero para depois. A avaliação é do economista da Agência de varejo automotivo MSantos, Ayrton Fontes, divulgada pelo InfoMoney.
Em enquete realizada pela agência com 12 concessionárias da Grande São Paulo, houve uma queda de 30% no movimento das lojas em novembro, na comparação com outubro. O economista verificou casos de recuo de até 50%. "Isso é um sintoma claro de que o mercado está voltando à normalidade", afirma.
E mesmo o movimento registrado no último mês só foi possível graças a um esforço das marcas em atrair os consumidores. Ainda assim, houve queda.
Para 2011, o economista não acredita em recordes de vendas. "Em se mantendo a conjuntura atual, vamos ter um ano estável, com uma média de 300 mil automóveis e comerciais leves sendo vendidos por mês", acredita.
Estoques
A agência calcula que os estoques das concessionárias ainda estão elevados. "Normalmente, os estoques são de 25 dias, o mercado hoje está trabalhando com um estoque de 35 dias", disse.
Com tantos carros parados, o economista espera uma guerra acirrada entre as montadoras. Ainda assim, apesar das ações, Fontes espera certa estabilidade neste mês. "Dezembro é um mês complicado, por ter menos dias úteis e pela dispersão dos consumidores com as festas natalinas. Mas, a princípio, dezembro não é um mês ruim, já que nessa época do ano as pessoas costumam trocar o carro", avalia.
Emplacamentos
No mês passado, 498.43 veículos foram emplacados em todo o Brasil, contra 463.763 de outubro. Já no acumulado do ano, houve o emplacamento de 4,851 milhões de veículos, número 10,7% superior ao registrado no mesmo período do ano passado (4,382 milhões).
"A estabilidade econômica, incentivos fiscais, taxas de financiamento e prazos atraentes, bem como as promoções constantes, contribuíram para o bom resultado do setor no ano", analisou o presidente da Fenabrave, Sergio Reze.
Fonte: site InfoMoney, 3 de dezembro de 2010

Categoria: Geral


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