Mas se é verdade que o problema das superlotações das ruas está longe de ser resolvido, São Paulo tem um comportamento dos mercados do Primeiro Mundo. Números divulgados na semana passada pelo Detran de São Paulo indicam que a cidade tem um carro (5,4 milhões no total) para cada dois habitantes (11,3 milhões).
Há tempos que as vendas no Estado de São Paulo não vêm acompanhando o crescimento do mercado brasileiro e neste ano a região está apresentando queda em relação ao ano passado, enquanto o mercado no Brasil está crescendo 2,4%.
Nos sete primeiros meses deste ano foram vendidos em São Paulo 569.913 carros, 1,4% a menos do que no mesmo período do ano passado, quando foram comercializados 578.072. Em termos de participação nas vendas nacionais o Estado perdeu 1,08 ponto percentual até julho.
Numa clara mostra da busca do equilíbrio entre as regiões brasileiras, os estados que mais cresceram este ano foram os localizados nas regiões Norte e Nordeste. O Amapá foi o que mais aumentou as vendas até julho em termos percentuais, em relação a janeiro-julho do ano passado, percentualmente: + 20,3%. Em seguida cresceram o Mato Grosso (+ 19%), o Mato Grosso do Sul (+11,5%), Piauí (+11%) e Roraima (+ 10,8%). Mas são mercados muito pequenos: o Mato Grosso vendeu 37,9 mil carros no período, o Mato Grosso do Sul 29,5 mil e Roraima 2.759.
A lista dos estados que mais aumentaram a participação no mercado tem um perfil um pouco diferente: inclui os dois Mato Grosso, mas abarca também estados com maior peso na frota nacional, casos do Paraná, o que mais aumentou a participação este ano, com a conquista de 0,31 ponto percentual, passando de 7,74% para 8,05%, e Minas Gerais, que cresceu de 11,84% para 12,11%, um aumento de 0,27%.
Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina completam a lista dos estados que venderam mais de 100 mil unidades de janeiro a julho.
Fonte: UOL Carros, 28 de agosto de 2013