Parking News

A preocupação é compreensível: o Estado de São Paulo consome a cada mês 80 mil unidades de carros e comerciais leves, são 3,5 mil por dia que se somam a uma frota de 5,4 milhões carros que disputam os espaços nas ruas da cidade. Se fosse um país, São Paulo seria o segundo mercado da América do Sul, com um milhão de unidades, destaca o UOL Carros.
Mas se é verdade que o problema das superlotações das ruas está longe de ser resolvido, São Paulo tem um comportamento dos mercados do Primeiro Mundo. Números divulgados na semana passada pelo Detran de São Paulo indicam que a cidade tem um carro (5,4 milhões no total) para cada dois habitantes (11,3 milhões).
Há tempos que as vendas no Estado de São Paulo não vêm acompanhando o crescimento do mercado brasileiro e neste ano a região está apresentando queda em relação ao ano passado, enquanto o mercado no Brasil está crescendo 2,4%.
Nos sete primeiros meses deste ano foram vendidos em São Paulo 569.913 carros, 1,4% a menos do que no mesmo período do ano passado, quando foram comercializados 578.072. Em termos de participação nas vendas nacionais o Estado perdeu 1,08 ponto percentual até julho.
Numa clara mostra da busca do equilíbrio entre as regiões brasileiras, os estados que mais cresceram este ano foram os localizados nas regiões Norte e Nordeste. O Amapá foi o que mais aumentou as vendas até julho em termos percentuais, em relação a janeiro-julho do ano passado, percentualmente: + 20,3%. Em seguida cresceram o Mato Grosso (+ 19%), o Mato Grosso do Sul (+11,5%), Piauí (+11%) e Roraima (+ 10,8%). Mas são mercados muito pequenos: o Mato Grosso vendeu 37,9 mil carros no período, o Mato Grosso do Sul 29,5 mil e Roraima 2.759.
A lista dos estados que mais aumentaram a participação no mercado tem um perfil um pouco diferente: inclui os dois Mato Grosso, mas abarca também estados com maior peso na frota nacional, casos do Paraná, o que mais aumentou a participação este ano, com a conquista de 0,31 ponto percentual, passando de 7,74% para 8,05%, e Minas Gerais, que cresceu de 11,84% para 12,11%, um aumento de 0,27%.
Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina completam a lista dos estados que venderam mais de 100 mil unidades de janeiro a julho.
Fonte: UOL Carros, 28 de agosto de 2013

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Economize 40% com estacionamento (22/08/2013)

Desembolsar algum dinheiro com estacionamento muitas vezes é a única saída para quem vai de carro para o Centro da cidade. Com poucas vagas disponíveis nas ruas para o grande fluxo de veículos, a alte (...)

Etal deve sair em setembro (20/08/2013)

Após a primeira tentativa de licitar a concessão à iniciativa privada para a construção, implantação, gestão, manutenção e operação de nove estacionamentos subterrâneos em Belo Horizonte, no segundo s (...)

Novos ônibus, velhos problemas (29/08/2013)

A nova frota de coletivos do Distrito Federal entregue em oito regiões - Ceilândia, Itapoã, Paranoá, Recanto das Emas, Riacho Fundo 2, Taguatinga, Vicente Pires e São Sebastião - soma 226 veículos no (...)

Domingos Martins vai ter rotativo (24/08/2013)

Após a aprovação do Plano Diretor Municipal (PDM) em Domingos Martins, que reduziu de sete para quatro o limite de andares para novas obras na cidade e aumentou a exigência de vagas de garagens para a (...)

Estacionamento vira loteria (29/08/2013)

Encontrar uma vaga para estacionar nas áreas centrais de Manaus se tornou uma verdadeira loteria. Condutores que precisam ir a lojas, hospitais, entre outros locais, precisam contar com a sorte e às v (...)

Preços mantidos nos hospitais (27/08/2013)

O juiz da 21ª Vara Cível da Capital, Paulo Torres, negou o pedido de tutela antecipada solicitada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que entrou com uma ação civil pública contra a cobrança (...)

Mais tecnologia, menos dependência (02/09/2013)

Aliando-se à tecnologia, a prefeitura de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, conseguiu colocar em operação nas ruas um sistema de estacionamento rotativo que vem facilitando a vida de moto (...)


Seja um associado Sindepark