Hamilton Barbosa seguia de Jundiaí para Vinhedo (SP), mas ficou parado na Rodovia Anhanguera. A bateria do carro dele teve um problema e ele pediu ajuda para o SOS da concessionária. "Ficar na pista é complicado. A ajuda para chegar ao posto já facilita".
Samuel dos Santos é operador de empilhadeira e teve o pneu furado. O estepe também furou no mesmo dia e ele também contou com o apoio de uma equipe da concessionária. Os pedidos de ajuda chegam ao Centro de Controle Operacional, de onde as equipes são enviadas para socorrer o motorista. Mil ligações chegam por dia por meio do telefone gratuito. Só no ano passado foram mais de 28 mil atendimentos nas rodovias Anhanguera e Bandeirantes. "É muito importante esse contato para que nós possamos levar segurança para o usuário que está na rodovia. O motorista pode achar que está numa área segura e não está", analisou o coordenador de tráfego João Moacir da Silva.
Em outra concessionária são atendidas, em média, 192 ligações por dia de usuários em busca de informações. No ano passado, só na Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra, que liga Jundiaí a Itatiba (SP), foram 5.821 atendimentos. Todas as concessionárias são obrigadas a fornecer aos usuários serviços médicos com UTI móvel, previsto em contrato com o governo do estado.
Por lei, os usuários que pagam pelo pedágio têm direito de usar esses serviços que devem ser oferecidos de graça e as concessionárias precisam seguir algumas regras que são fiscalizadas pela Artesp. "No caso de resgate são 10 minutos a partir do acionamento para chegar à ocorrência. No caso de guincho, a gente tem 30 minutos e as inspeções de tráfego são 90 minutos para passar no mesmo ponto da rodovia", detalhou Alexandre Kusdra, coordenador de tráfego.
Quem tiver alguma reclamação quanto ao atendimento das concessionárias deve entrar em contato com a ouvidoria da Artesp pelo telefone 0800 727 83 77.
Fonte: portal G1, 28 de agosto de 2013