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Quem freqüenta os shoppings em São Paulo enfrenta uma variação de até 233% no preço cobrado pela primeira hora de estacionamento entre o mais barato e o mais caro. A maior diferença é verificada entre os centros de compras da Zona Leste e do Centro, conforme divulgou o Jornal da Tarde. Enquanto na Mooca, na Penha e em Itaquera é possível estacionar o automóvel por R$ 3,00 ou até de graça, no Centro e na Paulista estão os mais caros, que cobram R$ 8,00 e R$ 10,00 pela primeira hora. Os preços são reflexo da falta de vagas na região central.
Entre os principais centros comerciais da cidade, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), os que cobram o maior valor pela primeira hora de estacionamento estão no Centro: Shopping Center Três (R$ 10,00), na Avenida Paulista, e o Shopping Light (R$ 8,00), na Rua Coronel Xavier de Toledo. Com 987 vagas, o Center Três cobra R$ 2,00 pela hora adicional. O Light tem menos vagas, 200. Após a primeira hora, cobra R$ 3,00 pela segunda e R$ 2,00 da terceira em diante. Das 18 horas em diante e nos fins de semana o valor cai para R$ 5,00, preço único.
A região central é apontada pelo Sindicato das Empresas de Estacionamento e Garagem do Estado de São Paulo (Sindepark) como uma das "manchas" da cidade nas quais há déficit de vagas de estacionamento. Segundo a administração do Shopping Light, o valor foi fixado para resguardar as vagas dos clientes do shopping, que em sua maioria fica bem mais do que esse período. Também de acordo com a administração do centro de compras, antes de estabelecer o valor foi realizado um estudo que concluiu que o valor médio da primeira hora no estacionamento na região central é de R$ 8,00.
O Shopping Center Três preferiu não comentar o valor cobrado em seu estacionamento. Na Vila Olímpia, outra região onde faltam vagas, segundo o Sindepark, o valor cobrado também é alto. Na Villa Daslu são R$ 15,00 por até seis horas, sem variação. Ainda que o cliente fique apenas uma hora, o valor será o mesmo. No outro extremo da Capital há nove shopping centers que oferecem quase 40 mil vagas gratuitamente. O Shopping Aricanduva é o maior, com 12.600.
"A finalidade dos shoppings é vender produtos, não estacionamento", argumenta Marcos de Oliveira Novaes, superintendente do Centro Comercial Leste-Aricanduva. A oferta das vagas gratuitas é possível, segundo Novaes, por não haver o que ele chama de "mau uso" do estacionamento. "Todo mundo que vem aqui vem comprar. Como não há escritórios nem metrô perto, as pessoas não usam nosso estacionamento para ir a outros lugares." Se o shopping fosse localizado no Centro, argumenta Novaes, seria impossível oferecer estacionamento gratuito. Hoje, cerca de 70% dos 4,5 milhões de clientes que o Aricanduva recebe por mês vão ao shopping utilizando automóvel. Em toda a Capital há 900 mil vagas particulares.
Fonte: Jornal da Tarde (SP), 20 de julho de 2008

Categoria: Fique por Dentro


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