Parking News

Mais uma decisão polêmica envolvendo a Lei Seca. A 1ª Turma Criminal do TJ-DF (Tribunal de Justiça do Distrito Federal) entendeu que, para atestar a concentração de 6 decigramas de álcool no sangue, previstas na nova lei de tolerância zero, só mesmo o etilômetro ou o exame de sangue. Os testes clínicos não são suficientes para atender às exigências da nova legislação, divulgou o site Última Instância.
Assim, a Turma confirmou liminar concedida anteriormente. Com a decisão, os desembargadores determinaram o trancamento de ação penal movida contra um jornalista, preso com sinais de embriaguez, mas que se recusou a se submeter ao teste do bafômetro.
De acordo com informações do tribunal, a maioria dos julgadores entendeu que, ao fixar um percentual mínimo de álcool no sangue dos motoristas, a norma criou um critério técnico e objetivo. Menos de 6 decigramas da substância torna a conduta atípica, ou seja, não há crime. Segundo a relatora do processo, a lei nova pretendeu ser mais rígida, mas acabou beneficiando alguns porque "engessou" o tipo penal.
De acordo com a maioria, o novo dispositivo penal é taxativo quanto à configuração da embriaguez ao volante. Mas, se uma pessoa for parada numa blitz e se recusar a fazer o teste do bafômetro, não será obrigada a se submeter. Isso porque ninguém pode ser constrangido a produzir prova contra si mesmo.
O voto da minoria entende que a interpretação do aplicador da lei não precisa ficar restrita ao parâmetro dos 6 decigramas. Segundo essa corrente, não se deve utilizar a interpretação apenas gramatical, mas sim a finalidade da norma. Ao editar a norma, o legislador pretendeu que pessoas não mais dirigissem embriagadas, colocando vidas em risco.
Fonte: site Última Instância, 19 de julho de 2008

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Governo compra novos etilômetros (19/07/2008)

O governador do Piauí, Wellington Dias, entrou em acordo com o secretário de Saúde, Assis Carvalho, e dirigentes de organismos estaduais e federais para intensificar o trabalho de fiscalização nas via (...)

Flanelinhas cobram o que querem (19/07/2008)

Estacionar o carro nas ruas do Rio pode ser tão ou mais estressante do que enfrentar os quilômetros de congestionamento da cidade. Basta a rua ter um pequeno, porém constante, movimento para surgirem (...)

Governo endurece cógo de trânsito (20/07/2008)

O governo deve enviar ao Congresso, em agosto, um projeto de lei para endurecer a legislação de trânsito e aumentar as multas. Será a primeira grande reforma do Código Brasileiro de Trânsito, sanciona (...)

Lei Seca muda rotina da cidade (18/07/2008)

As empresas de bebida alcoólica já falam em queda de 30% nas vendas, resultado da Lei Seca. Para não ter de demitir e cortar custos, os departamentos de marketing estão em polvorosa para encontrar uma (...)

Estacionar será bem mais fícil (11-17/07/2008)

A Prefeitura pretende apresentar até o final de julho as medidas para melhorar o tráfego nas principais avenidas da cidade e entre as mais incisivas está a ampliação do número de áreas de estacionamen (...)

Atenmentos do Samu caem 24%, aponta MS (15/07/2008)

O Ministério da Saúde divulgou, dia 14, dados de 14 unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que indicam uma redução média de 24% nas operações de resgate desde que a Lei Seca entro (...)

spensa de licitação (16/07/2008)

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte recorreu de uma decisão da primeira instância da Justiça Federal que negou uma liminar na ação ajuizada pelo órgão que aponta irregularidades no con (...)


Seja um associado Sindepark