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A Prefeitura de São Paulo deverá gastar R$ 338 milhões na construção de túneis para ligar as Avenidas Cruzeiro do Sul e Engenheiro Caetano Álvares, na zona norte. O valor é mais de 50% acima da previsão inicial do poder público - a inflação no período ficou abaixo de 10% - e é suficiente para a implantação de mais de 30 km de corredores de ônibus, comparou a reportagem da Folha de S. Paulo.
O consórcio Carioca/CR Almeida foi o primeiro colocado na concorrência pública da administração Gilberto Kassab, que pretende começar a construção dos túneis ainda neste ano. A nova obra abrange um túnel em cada sentido (350 metros na pista bairro-centro e 367 metros na centro-bairro), além de emboques e melhorias viárias no entorno.
Aspiração
A gestão Kassab afirma que ela é uma antiga aspiração de moradores de Santana, que hoje desviam por dentro do bairro para acessar a região de Santa Terezinha, Água Fria e Mandaqui. Após as críticas a outros projetos voltados para os carros, a prefeitura revela que, nesse caso, haverá também uma faixa exclusiva para as bicicletas, além de calçada.
A prefeitura aguarda apenas os prazos de recurso para oficializar a contratação da construção da obra-que ela espera terminar até 2012.
A prefeitura alega que a diferença do preço previsto para os apresentados na concorrência pública ocorre porque "as estimativas iniciais foram feitas a partir de projeto funcional e, agora, a licitação foi feita a partir de projeto executivo detalhado".
Transporte individual
A prefeitura também preparou nos últimos meses a contratação de empreiteiras para fazer a construção de um outro túnel - no cruzamento das ruas Sena Madureira e Domingos de Moraes, na Vila Mariana (zona sul da capital).
O melhor preço oferecido por construtoras - R$ 219 milhões - também ficou cerca de 50% acima da estimativa da prefeitura.
A construção de avenidas, pontes e túneis enfrenta forte resistência de especialistas por serem obras direcionadas prioritariamente ao transporte individual.
Questionada, a prefeitura diz que "não haverá restrição ao tráfego de ônibus" nos novos túneis da zona norte. Ela alega também que "a eliminação de pontos de congestionamento" é benéfica ao transporte coletivo.
"É necessário ressaltar que as pessoas que usam ônibus a partir do terminal do metrô na Avenida Cruzeiro do Sul serão significativamente beneficiadas pelo consequente aumento de velocidade do tráfego tanto pela Dr. Zuquim, quanto pela Conselheiro Saraiva e Moreira de Barros", diz a prefeitura.
Fonte: Folha de S. Paulo, 3 de setembro de 2010

Categoria: Cidade


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