"Moço, eu não estou com o papelzinho, não, mas é um Astra prata. A chave ficou até aí com vocês. Aquela ali, que está penduradinha", disse a produtora. Depois, ela fez o pagamento e recebeu a chave.
Ela saiu dirigindo, mesmo sem ter sido ela quem deixou o carro e sem ter apresentado qualquer prova de propriedade do veículo. Os funcionários não souberam explicar a liberação do carro.
"Qual é a garantia aos seus clientes que os carros deles não vão ser entregues a outras pessoas?", perguntou a reportagem a um dos funcionários. Ele respondeu: "Não sei".
Neste ano foram registrados seis furtos de veículos feitos desta forma em Belo Horizonte, segundo a polícia. Os policiais analisam imagens do circuito interno de estacionamentos onde o golpe foi aplicado.
Em outra ação, os bandidos também conseguiram levar o carro. Uma mulher fica de olho no movimento, na entrada. Ela vê quando um carro prata é deixado por um cliente. Pouco mais de meia hora depois, a mulher entra no estacionamento. Procura o tíquete na bolsa, mas não encontra. Mesmo assim, as chaves são entregues a ela, que sai dirigindo. Também há imagens de mais dois suspeitos, um homem e outra mulher.
Segundo a polícia, até agora os ladrões não foram identificados. Eles agem de maneira muito parecida, mas ainda não haveria indícios de que fazem parte de uma quadrilha ou se agem individualmente. Os investigadores afirmam que divulgaram um alerta a estacionamentos da cidade.
Em um dos estacionamentos há um alerta na guarita, mas mesmo assim a produtora da equipe conseguiu pegar o carro sem o tíquete.
De acordo com o Procon-BH, o estacionamento é responsável pelo prejuízo. A supervisora do órgão municipal, Simone Mansur, explica que o fornecedor responde independentemente de culpa pelos danos causados ao consumidor, inclusive em casos de roubo.
A reportagem esteve em outro estacionamento. Neste, o encarregado liberou o carro sem o tíquete, mas só depois da apresentação do documento. O funcionário ainda teve o cuidado de anotar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).
Como medida de segurança, a polícia recomenda que os motoristas não deixem a chave do carro no estacionamento.
O dono do primeiro estacionamento mostrado na reportagem não foi encontrado para falar sobre o assunto. O segundo estacionamento garantiu que os funcionários passam por treinamentos constantes e afirmou que vai tomar as providências necessárias para garantir a proteção dos veículos.
Fonte: programa Bom Dia Brasil (TV Globo Minas), 7 de setembro de 2010
NOTA DO SINDEPARK
O Sindepark considera que a matéria relatada na reportagem da TV Globo Minas reflete fatos isolados e que não condizem com o dia-a-dia dos estacionamentos. Atento a problemas como este, o Sindicato promove periodicamente cursos e palestras visando orientar seus associados sobre os temas mais relevantes da atividade.