De acordo com a Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo), o sistema eletrônico funciona com a instalação de pórticos - uma espécie de praça de pedágio virtual, sem barreiras e sem cabines de cobrança - com antenas ao longo da via, que vão fazer a leitura automática de "tags", uma espécie de chip que será colocado nos veículos. As antenas vão identificar esses tags e registrar a cobrança. O tag para o teste piloto será disponibilizado gratuitamente ao usuário.
Segundo pesquisa realizada pela Prefeitura de Itatiba a pedido da Artesp, mais de 70% dos moradores de nove bairros da cidade pretendem instalar a tag para testar o benefício que trará redução de custo da tarifa nas viagens até o centro da cidade.
Cerca de mil famílias residentes nesses bairros não contam com via municipal para acessar o centro de Itatiba. Os motoristas utilizam a SP-360, com uma despesa de R$ 2 por sentido em pedágio. Com a adesão ao novo sistema, a economia poderá chegar a 70%, dependendo dos resultados dos estudos.
A pesquisa revelou ainda que 75,2% dos moradores realizam cinco ou mais viagens por dia ao centro da cidade. Considerando esse perfil de usuário da rodovia, a economia mensal será de no mínimo R$ 56. Entre os 10% dos entrevistados que não pretendem aderir, foi alegado, principalmente, falta de interesse, preferência por pagar tarifa na praça de pedágio e pouco uso da rodovia. Os que talvez optem pelo novo sistema representam 19,53%.
Campinas
Na rodovia Santos Dumont (SP-075), que será a próxima a receber o projeto piloto, o início dos testes também estava previsto para a próxima segunda-feira (9), mas a instalação dos pórticos ainda não foi concluída. Segundo a Artesp, não há previsão para o início dos testes. Hoje quem vai de Campinas a Indaiatuba gasta de pedágio R$ 10,10. Com o sistema Ponto a Ponto, o valor desse trajeto passará para cerca de R$ 4. A tarifa de quilometragem média é de R$ 0,08 por km.
A região de Campinas foi escolhida para iniciar o sistema por ser uma das que possui mais praças de pedágio no Estado. Ao todo, são 23 espalhadas pelas estradas. Depois dos resultados do projeto piloto, que terá duração de um ano, será estudada a efetivação e extensão para as demais rodovias paulistas.
Fonte: UOL, 2 de abril de 2012